A cultura brasileira é considerada por muitos como a mais feliz do mundo, por causa do futebol, carnaval e outros estereótipos. Porém, essa felicidade não é geral entre a população, pois segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), destaca que o Brasil é o país mais depressivo da América Latina. Nesse contexto, as pessoas doutrinadas pela cultura imposta e considerada ideal, (Sem vírgula) ignoram que transtornos mentais de infelicidade não existem no país, o que acaba gerando descaso com quem possui a saúde mental defasada. Assim sendo, necessário debater acerca destas duas realidades opostas. (Tema desenvolvido de forma tangencial. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, define-se como ignorantes, (Sem vírgula) pessoas que se privam de conhecer assuntos e informações importantes para a vida, como exemplo, o conhecimentos das leis da Constituição impostos à população. Nesse sentido, é evidente que uma grande parte dos brasileiros são ignorantes, pelo simples fato de não conhecerem ou reconhecerem que transtornos mentais, como a depressão, crises existenciais, não são considerados relevantes para essa parcela da nação, sendo assim, havendo a omissão ao tema. Dessa forma, os que reconhecem o assunto, (Sem vírgula) sofrem pressão ao tentar informa sobre a importância da saúde mental, assim, prevalecendo a ignorância. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, as pessoas que sofrem de transtornos mentais, (Sem vírgula) não são incentivadas a procurarem ajudas profissionais como as clínicas psiquiátricas, além de desabafar com alguém, devido a consideração da depressão e outros transtornos mentais, como “frescura”. Assim, portanto, quem possui sintomas de uma má saúde mental, se sente encurralado e sem ajuda perante a consciência moral da sociedade brasileira. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista os aspectos observados, a ignorância sobre o tema saúde mental, (Sem vírgula) prevalece fortemente no Brasil, além da imprecisão desta atitude em resolver está problemática. Portanto, o governo (Vírgula) como representante da nação, (Muito bem. Apresentou e fez detalhamento do agente) deve destinar verbas a campanhas de publicidades informativas acerca da importância da saúde mental, além disso, estimular os Ministérios da Educação e Cultura no desenvolvimento de projetos que tratam do tema “saúde mental”, com o objetivo de alertar e incentivar a população a serem mais críticas e não ignorantes sobre as informações. Sendo assim, gradualmente o Brasil se rebaixará no ranking do país mais depressivo da América Latina. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Cuidado com uma abordagem tangencial do tema. Mantenha os aspectos postivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |