Regido pela Constituição federal, o direito à saúde é um fator primordial para o bem-estar geral da população. No entanto, tem sido afetado por distúrbios mentais cada vez mais comuns na vida do brasileiro, como a ansiedade e a depressão (Contextualize o tema. Cuidado com o tangenciamento). Nesse contexto, o preconceito e a falta de visibilidade tornam-se agravantes (Muito bem. Apresentou a tese) importantes para superar o problema.
(Boa estratégia coesiva) A princípio, cabe ressaltar a discriminação sofrida por quem passa por algum problema psiquiátrico. A cerca Acerca disso, um notório personagem, o Corcunda de Notridame, ilustra bem a problemática (Vírgula) pois sua condição física o levava a segregação e ao julgamento da sociedade ao seu redor. Do mesmo modo, pacientes com a saúde mental afetada estão sujeitos ao descaso, consequência de uma visão preconceituosa que, em decorrência, dificulta o tratamento mais adequado. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de informação adequada, inclusive dos afetados pela doença, contribui para o agravamento desse cenário (Vírgula) pois dificulta a busca por ajuda mais adequada. Nesse sentido (Vírgula) e segundo a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, a falta de conhecimento como um princípio básico afeta diretamente a preservação saudável da sociedade dentro de sua integralidade. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que o estigma de doenças mentais seja superado, urge a necessidade de amenizar a visão preconceituosa e a falta de conhecimento sobre um problema de saúde pública nacional. Assim, o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, (Muito bem. Apresentou o agente) deve ampliar as campanhas de aprendizagem através de todos os meios de comunicação, com a finalidade de mostrar que transtornos psiquiátricos precisam ser entendidos e aceitos por toda a comunidade brasileira e, com isso, consagrar o direito constitucional da saúde devido a todos. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |