É indubitável que a cultura de erotização infantil se faz cada vez mais presente no mundo contemporâneo. Incentivados pela mídia, crianças e adolescentes estão sendo expostos cada vez mais a situações não condizentes com suas faixas etárias, o que pode acarretar em problemas futuros. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é importante salientar que a mídia atualmente se constitui como um dos principais fatores que corroboram no processo de erotização infantil, uma vez que crianças e adolescentes estão expostos a diversos conteúdos muitas vezes inadequados para sua idade. Um exemplo recente foi a obra cinematográfica “Cuties” produzida pela plataforma de streaming Netflix, que recebeu diversas críticas por incentivar a erotização infantil, uma vez que as protagonistas do filme que representam crianças de apenas 11 anos aparecem em poses sexualizadas em um palco de dança. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale também ressaltar que uma ruptura precoce da infância, etapa primordial na vida de qualquer criança, pode levar o mesmo a apresentar problemas em seu desenvolvimento podendo até mesmo estimular o aparecimento de doenças psicológicas, tais como ansiedade e depressão. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista os aspectos mencionados, urge, portanto, a necessidade de medidas que garantam o crescimento saudável das crianças e adolescentes. Portanto, para reverter tal situação, é necessário que o governo federal (Boa. Apresentou o agente) crie campanhas de conscientização sobre “A cultura de erotização infantil”, mostrando os impactos negativos que a problemática pode causar na vida das crianças e alertar os pais sobre a importância de supervisionar os conteúdos voltados aos mesmos. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. No mais, mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! :)
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |