De acordo com a Childhood Brasil, a erotização infantil é considerada como uma das principais causas da violência sexual contra crianças. Todos os dias, se observam crianças nas redes sociais, nas ruas e até mesmo em casa sendo vítimas desse problema, mas a questão é: as mesmas estariam cientes dos limites do seu corpo? (Melhore a contextualização do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) Uma criança é apenas um ser inocente e dependente, sendo assim, haverá uma pessoa adulta para tomar conta de tal. Um adulto pode ter valores e opiniões diferentes, mas isso não afeta a proteção da criança, porém, essa proteção pode ser o fator que leva á erotização da mesma. Não deixar a criança ciente de seu corpo, e de como funcionam suas genitais (Vírgula) é um erro. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) A educação sexual é pouco ensinada, nem a escola e nem os pais se importam, (Reestruture essa discussão) isso acaba deixando a criança vulnerável á pessoas de má intenção. Essas pessoas poderão fazer o uso da imagem da criança para ganhar fama, principalmente na internet, e podendo chegar até á violência sexual. Um relatório da Childhood sobre violência sexual na infância publicado em setembro de 2016 revela que, entre 2012 e 2015, foram registrados mais de 157 mil casos de violência sexual (que engloba tanto a exploração quanto o abuso) de crianças e adolescentes. (Delimite e explore mais as discussões)
(Melhore a estratégia coesiva) Percebe-se a necessidade de implantar a conscientização nas escolas, trazendo a educação sexual. Onde as crianças serão ensinadas sobre o que é certo sobre seu corpo, onde as pessoas podem toca-lá, como funcionam cada parte de seu corpo, e o que devem evitar fazer. Assim conseguiremos viver em um mundo onde as crianças falam por si mesmas e não por um adulto. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |