Em 2007, a Associação Norte-americana de Psicologia(APA na língua inglesa) denunciou conteúdos ilícitos para crianças que estimulavam o erotismo. Atualmente, as mídias comunicativas e as redes sociais influenciam os jovens a realizarem comportamentos sexuais, antecipando um período imprescindível: a infância. (Explore mais as discussões iniciais)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, os programas publicitados exibem uma temática mais relacionada aos adultos (Vírgula) como as cenas das telenovelas, propagandas comerciais e as revistas, "despertando" o interesse dos menores que estão assistindo e introduzindo-os para atitudes inadequadas às suas idades, mesmo indiretamente. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o espaço cibernético revela uma esfera desigual que determina a beleza, incentivando crianças e adolescentes representarem padrões físicos considerados sensuais e atrativos. Como ocorreu com Gabriela Abreu Severino, a conhecida cantora Melody, ela se apresenta em suas publicações virtuais e videoclipes de forma atraente com a pouca idade. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o conteúdo divulgado pela mídia interfere o desenvolvimento natural de uma criança. Nesse contexto, o Ministério da Saúde deve iniciar uma campanha de conscientização denominada (Muito bem. Apresentou o agente) "Limites e cuidados" para jovens entre dez e quatorze anos adquirirem o conhecimento sobre educação sexual, por meio de palestras gratuitas em unidades básicas de saúde durante um ano após o confinamento. Assim, esse problema será moderado e possibilitará um futuro melhor para a sociedade infanto- juvenil. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |