"É típica a conduta de fotografar cenas pornográfica e de armazenar fotografias de conteúdo pornográfico envolvendo criança ou adolescente na hpótese em que restar incontroversa a finalidade sexual e libidinosa das fotografias, com enfoque nos órgãos genitais das vítimas - ainda que cobertos por peças de roupas - e de poses nitidamente sensuais, em que é explorada sua sexualidade.", (Melhore o encadeamento textual) apresenta-se no artigo 6° do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) sendo punível tal feito. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com Freud, a sexualidade está presente em todas as épocas da vida humana, inclusive na infância. A polêmica gerada em 2020 pelo filme da companhia Netflix (Vírgula) de título original Mignonnes (Lindinhas, traduzindo do Francês) (Vírgula) trás traz à tona situações passíveis de punição caso a origem do longa-metragem fosse brasileira. O enfoque sexual nas crianças se dá pela "infantilização" de práticas sexuais "simuladoras" de pedofilia. A obra exibe dançarinas de 11 anos utilizando seus corpos como forma de entretenimento, situação não comum. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) O julgamento deste ocorrido é por conta da exploração do corpo infantil, onde em que se deveria manter a pureza e a inocência, a infantilidade dos menores. Campanhas de educação sexual e da apresentação da sexualidade de forma educativa e segura e cuidado com a imagem tanto real quanto virtual devem ser mais espalhadas pelas escolas e em casa, um educamento dos responsáveis para que o indivíduo decida o que é melhor para si, decida seu caminho e não ser forçado por pressão social ou midiática a se submeter a padrões adultos. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |