O conceito de "banalidade do mal" (Vírgula) criado pela filósofa alemã Hannah Arendt (Vírgula) afirma que quando uma atitude hostil é repetida com frequência a sociedade para de vê-la como errônea. De maneira análoga, esse conceito se aplica atualmente (Vírgula) pois, a cultura da erotização infantil se tornou banal perante o corpo social. Dessa forma, corroboram para a perpetuidade do problema a insuficiência estatal e a distorção midiática. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Primordialmente, é necessário expor a insuficiência estatal como amplificadora da questão. De acordo com o filósofo Thomas Hobbes é dever do Estado manter o bem-estar da população, contudo isso não ocorre no Brasil. Nessa perspectiva, a falta de recursos estatais baseados no Estatuto da Criança e do Adolescente, (Vírgula) causam o aumento da hipersexualização infantil, além de existir a impunidade para tais atos. (Ideias fragmentadas) Sendo preciso mudanças para alcançar o Estado de Hobbes. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais,é importante visar a distorção midiática como promotor da problemática. Segundo o sociólogo Pierre Bordieu o que foi criado para ser instrumento democrático não deveria se tornar mecanismo de opressão. Sob esse viés, evidencia-se a influência direta da mídia na erotização infantil, uma vez que, (Sem vírgula) o público infantil está imerso no âmbito tecnológico e absorvem conteúdos distorcidos sem fiscalização responsável, consequentemente transforma a mídia, como Bordieu,disse em um mecanismo opressivo. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se mister medidas para a resolução do impasse. Urge que o Estado (Boa. Apresentou o agente) crie um programa específico de combate a sexualização infantil, por meio de campanhas educacionais nas escolas com o intuito de debater a relação dos menores com a tecnologia e para o uso consciente e saudável. Tal ação será acompanhada de psicólogos e recursos lúdicos para o fácil entendimento do público infantil. Espera-se com essa medida a diminuição da cultura da erotização infantil no Brasil.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |