A banalidade da erotização infantil - Banco de redações


A cultura da erotização infantil

Enviada em: 11/01/2021

Status:

Corrigida
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O conceito de "banalidade do mal" (Vírgula) criado pela filósofa alemã Hannah Arendt (Vírgula) afirma que quando uma atitude hostil é repetida com frequência a sociedade para de vê-la como errônea. De maneira análoga, esse conceito se aplica atualmente ​​​​​​​(Vírgula) pois, a cultura da erotização infantil se tornou banal perante o corpo social. Dessa forma, corroboram para a perpetuidade do problema a insuficiência estatal e a distorção midiática. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Primordialmente, é necessário expor a insuficiência estatal como amplificadora da questão. De acordo com o filósofo Thomas Hobbes é dever do Estado manter o bem-estar da população, contudo isso não ocorre no Brasil. Nessa perspectiva, a falta de recursos estatais baseados no Estatuto da Criança e do Adolescente, ​​​​​​​(Vírgula) causam o aumento da hipersexualização infantil, além de existir a impunidade para tais atos. (Ideias fragmentadas) Sendo preciso mudanças para alcançar o Estado de Hobbes. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais,é importante visar a distorção midiática como promotor da problemática. Segundo o sociólogo Pierre Bordieu o que foi criado para ser instrumento democrático não deveria se tornar mecanismo de opressão. Sob esse viés, evidencia-se a influência direta da mídia na erotização infantil, uma vez que, (Sem vírgula) o público infantil está imerso no âmbito tecnológico e absorvem conteúdos distorcidos sem fiscalização responsável, consequentemente transforma a mídia, como Bordieu,disse em um mecanismo opressivo. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se mister medidas para a resolução do impasse. Urge que o Estado (Boa. Apresentou o agente) crie um programa específico de combate a sexualização infantil, por meio de campanhas educacionais nas escolas com o intuito de debater a relação dos menores com a tecnologia e para o uso consciente e saudável. Tal ação será acompanhada de psicólogos e recursos lúdicos para o fácil entendimento do público infantil. Espera-se com essa medida a diminuição da cultura da erotização infantil no Brasil. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200