Em 2020, o filme "Lindinhas" (Vírgula) da Netflix (Vírgula) causou polêmica no mundo por supostamente incitar a sexualização de crianças ao retratar meninas de uma escola de dança em poses sensuais. Fora da ficção, a erotização infantil é um fenômeno que ocorre com cada vez mais frequência no mundo contemporâneo. Entre as principais causas que fazem desse problema uma realidade, a influência da mídia no comportamento e a excessiva exposição de crianças nas redes sociais destacam-se como as principais e, por isso, devem ser analisadas mais detalhadamente. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, cabe ressaltar a massiva participação da mídia na propagação de comportamentos que induzem à sexualização infantil. Sob esse viés, observa-se hoje em diversos programas televisivos a exibição, como símbolo de sucesso, da imagem erotizada de crianças, o que influencia na criação de uma cultura que, ao desvalorizar a infância, fundamenta o amadurecimento precoce como como um símbolo de ascensão social. Nesse contexto, é importante destacar que a Constituição federal, em seu artigo 6º, garante o direito de proteção à infância. Todavia, substancial parcela das crianças brasileiras ainda encontra-se exposta à erotização infantil, o que faz o direito constitucional ser, na verdade, um privilégio de poucos no Brasil. (Ótimo argumento)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, um outro desafio a ser superado é a exposição excessiva de crianças nas redes sociais. Nesse sentido, embora as diretrizes e termos de uso de empresas como o Facebook e Instagram proíbam a criação de perfis por menores de dezoito anos, não são raros os episódios nos quais pais e familiares exibem imagens das crianças de maneira "adultizada" na internet (Melhore a construção dessa ideia). Nessa perspectiva, iniciativas como a campanha "Criança não namora", criada em 2007 pela Secretaria de Assistência Social do Amazonas, por exemplo, mostram-se como estratégias viáveis de enfrentamento da erotização infantil que ocorrem no ambiente virtual. Entretanto, o alcance regional de tais iniciativas impede que o pensamento de preservação da infância seja amplamente divulgado em todo território brasileiro. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se evidente a necessidade de que o Ministério da Cidadania (Muito bem. Apresentou o agente) crie uma campanha nacional de combate a erotização infantil.. (Uso inadequado da pontuação) Nesse cenário, a campanha deve ser realizada por meio de inserções publicitárias em veículos de comunicação como televisão, rádio e internet, para que o pensamento de erotização infantil seja paulatinamente desconstruído. Dessa forma, a inocência das crianças será preservada e as etapas do desenvolvimento infantil poderá ser respeitado. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |