A adultização de uma criança tem sido o pontapé inicial para a erotização infantil. Grande parte desse processo se inicia através da influência das redes sociais e mídia oferecida as crianças. (Explore mais as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Atualmente, temos percebido que crianças de sete-oito anos já não querem brincar com seus carrinhos e bonecas, já não brincam de pega-pega ou pique-esconde (Reelabore essa discussão). Hoje, o que vemos, (Sem vírgula) são crianças em seus celulares ou tabletes assistindo a desenhos e séries que os influenciam a ser adultos. Crianças cada vez mais novas presentes nas redes sociais, seguindo adultos ou "mini-adultos", que os influenciam a se comportar como tal. Antes, essas crianças que brincavam de maquiar e vestir suas bonecas, hoje querem ser parecidas com influenciadoras adultas. Meninos que antes jogavam futebol com colegas, agora seguem os jogares que mostram que estar com várias mulheres, ter carros de luxo e festas regadas a bebidas alcoólicas são o ideal, esses garotos querem ter mesma vida deles bem cedo. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) A erotização infantil começa com esse processo de adultização. Crianças querendo se comportar como adultos que vivem sendo sensuais em suas redes. Desenhos que demonstram que dançar até o chão com roupas coladas ao corpo é normal. Que ser o "pegador" também é super normal e legal. (Reestruture essa discussão) Há alguns anos vimos nas notícias o caso da Melody; (Vírgula) uma criança, extremamente adultizada, que era filmada pelo pai, cantando músicas de forma sensual. Achar tudo isso normal, faz com que as crianças percam a essência da infância. Pulam essa etapa tão importante para o desenvolvimento humano. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Criança tem que ser criança. Nós, adultos (Vírgula) temos o dever de protegê-las dessa cultura da erotização. Precisamos conversar de forma abrangente sobre o assunto, explicando de uma maneira relacionada a idade de cada criança. Mostrar a elas que a infância é uma fase muito importante e maravilhosa, incentivar as brincadeiras além das telas. Devemos auxiliá-las a encontrar o limite do que é próprio para criança e o que é para adulto. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |