"Cuties", filme recente da Netflix, foi alvo de polêmica e repreensão social ao abordar a erotização infantil. Não obstante, em nossa sociedade, esse tipo de conteúdo é facilmente acessado em filmes, programas televisivos e nas redes sociais. Desse modo, a hipocrisia e tabu sociais silencia ainda mais o debate acerca desse tema, condenando crianças a uma maior suscetibilidade a abusos e violências sexuais; a uma vida sexual precoce e, consequentemente, ao "assassinato" de suas infâncias. (Não formulou a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) A sexualização infantil é um grave problema social e de saúde pública: crianças que passam por esse processo tendem a desenvolver uma vida sexual prematura e insegura, o que aumenta os riscos de contração de DST's DSTs (Desenvolva a sigla) e da gravidez precoce, além da maior suscetibilidade a violências sexuais e seus consequentes danos psicológicos (Reestruture essa discussão). Contudo, o tema é pouco debatido, como se ao não falar do problema, miraculosamente, ele deixasse de existir. Mas esse óbice está vivo, inclusive no âmago de nossa sociedade, com estímulos dissimulados à "adultização": ri-se quando um garotinho diz ter várias "namoradinhas"; incentiva-se, desde cedo, as meninas se embelezarem, entre outros. (Reelabore as discussões apresentadas)
(Melhore a estratégia coesiva) A mídia é o maior propagador da hipersexualização infantil: videoclipes, filmes, redes sociais e vários outros são grandes influenciadores globais e, em nossa sociedade hipertecnológica, até mesmo as crianças têm fácil acesso a esses meios. Porém, elas ainda não completaram o seu desenvolvimento e, consequentemente, são mais manipuláveis, assim podendo incorporar um estilo de vida incompatível com a infância - fase fundamental para a formação dos indivíduos. (Abordagem superficial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) Portanto, não é o cancelamento de um filme ou a omissão diante da problemática que vai fazê-la desaparecer, pois como na perspectiva de Paulo Freire, não adianta fugir do debate - da realidade - sob pena de se viver uma farsa. Logo, somente o debate, a educação sexual e a valorização da infância promovem o conhecimento sadio das crianças sobre si e o mundo ao seu redor, assim prevenindo que mais delas tenham suas infâncias ceifadas. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |