A cultura da erotização infantil: um forte apelo midiático e social - Banco de redações


A cultura da erotização infantil

Enviada em: 08/01/2021

Status:

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No episódio “Blame It On Lisa”, “Os Simpsons” - famoso desenho animado americano –, pela primeira vez, vêm ao Brasil. Entretanto, o jovem Barth Simpson é instigado pela programação infantil televisiva brasileira sob a custódia de uma apresentadora que usa trajes vulgares para chamar a atenção dos seus telespectadores. Esse episódio é de 2002 e essa crítica se refere a gama de erotização que existia nos programas infantis das décadas de 1980 e 1990 – como os programas da Xuxa, por exemplo. Paralelo a isso, atualmente, a erotização infantil se torna mais evidente de acordo com vários veículos midiáticos que permeiam a vida desses indivíduos. Nesse parâmetro, vale ressaltar como que as mídias e a sociedade contribuem com a cultura da erotização infantil, a fim de propor intervenções para mitigarem essa problemática social. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, a mídia contribui bastante para a cultura de erotização infantil. Consoante a isso, diante da era digital vigente, as crianças possuem um enorme acesso a veículos digitais, como celulares, tabletes e televisores, em que se torna nítido o contato delas com conteúdos que podem instigar, precocemente, a sua sexualidade. A título de explicação, com o auxílio dos meios tecnológicos, como as redes sociais, as crianças podem copiar comportamentos adultos – roupas, relacionamentos amorosos, estilo de vida - que ainda não condizem com a sua faixa etária e, com isso, ocasionar a uma adultização; (Ponto final) além disso, elas podem ter fácil acesso às mídias pornográficas em virtude de vários sites disponíveis gratuitamente no Google, por exemplo. Logo, sem um controle efetivo dessas mídias digitais, elas podem aumentar a forte cultura da erotização infantil que está evidente no Brasil do século XXI. (Delimite as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, a sociedade atual também contribui com a erotização infantil. Nesse sentido, diante de uma sociedade gerida por uma modernidade líquida - conceito atribuído ao filósofo Zygmunt Bauman – cada vez mais os relacionamentos humanos são instruídos pela superficialidade e normalização do que outrora era inadequado. Assim sendo, essa liquidez permeia a erotização infantil, pois há uma banalidade na forma como as crianças devem se comportar. Diante disso, como exemplo, muitos cantores mirins são aplaudidos pela sociedade ao cantarem músicas com forte conotação sexual e/ou ultrarromânticas (Melhore a apresentação dessa ideia). Em síntese, esses comportamentos dessas crianças são inadequados para a suas idades, porém ganha forte legitimação social, sendo assim vistos como normais.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Verifica-se, portanto, que a erotização infantil tem grande apelo das mídias e da sociedade. Dessarte, as escolas, instituições responsáveis pela educação formal, (Muito bem. Apresentou e fez detalhamento do agente) por meio de profissionais aptos, como psicopedagogos, devem implementar a Educação Sexual para os seus discentes, com o fito de educar as crianças sobre os danos da erotização infantil para a sua vida social e psíquica. Somado a isso, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), principal marco legal e regulatório dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil, por meio de parcerias com as mídias digitais e televisivas, deve elaborar propagandas que visem informar a população sobre os danos da cultura da erotização infantil presente nas mídias e reforçado pela sociedade. Isso posto, (Vírgula) com essas medidas, a cultura da erotização infantil seria cerceada no Brasil. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200