Desafios e novas perspectivas da cultura da sexualização de menores - Banco de redações


A cultura da erotização infantil

Enviada em: 07/01/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em "Lollita", Vladmir Nabokov denuncia a pedofilia através de uma trama que chocou público e crítica na época de sua publicação, em 1955. No entanto, inúmeras adaptações e tributos na cultura pop deram ao livro nova roupagem por meio de uma iconografia sensual que, sob muitos aspectos, deturpa a mensagem do original. Este é apenas um dos muitos exemplos da cultura da erotização infantil e seus efeitos insidiosos, que até hoje estão altamente presentes na sociedade contemporânea. (Formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Analogamente, o filósofo Herbert Marcuse tinha receios, já no início do século XX, quanto à dependência da indústria cultural do erotismo exacerbado e comercializado do corpo jovem. Já nos primórdios (Evite clichês) da Sociologia, Émile Durkheim identificou a cultura como um dos principais instrumentos da construção identitária que se inicia na infância. A criança internaliza os valores da sociedade em que vive e busca se adequar a eles, o que muitas vezes acarreta sérios danos, tanto na psique quanto na auto-estima  autoestima ainda em formação do menor. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outro risco é a introdução prematura ao sexo, e as doenças que podem surgir como consequência. Em artigo divulgado pela revista "Vida e Saúde'', o câncer de colo de útero, que chegará a mais de 49 mil casos até 2022, é apontado como mais comum em pessoas que tiveram atividade sexual precoce (Reelabore essa discussão). Doenças Sexualmente Transmissíveis, como a AIDs, são especialmente perigosas para crianças e adolescentes, que em muitos casos ainda não possuem um sistema imunológico bem desenvolvido. (Abordagem limitada do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Assim, pode-se concluir que a cultura da erotização de menores de idade é altamente prejudicial, e deve ser corrigida. Cabe ao governo (Boa. Apresentou o agente) regulamentar mais eficientemente a distribuição de conteúdo em canais e plataformas voltadas ao público infantil, bem como financiar campanhas de conscientização em escolas, cujo currículo acadêmico deve ser formulado de maneira a dar mais atenção a estes problemas. Se combinadas com a educação de pais e responsáveis para tratar destes assuntos de maneira adequada no ambiente doméstico, bem como incentivos públicos e privados para que os veículos de mídia busquem uma abordagem mais sensível, estas ações trariam uma mudança neste cenário para melhor. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200