Na sua principal obra literária, "Macunaíma", o exímio escritor modernista Mario de Andrade foi duramente criticado pela indecência de seu personagem principal, Macunaíma, já que o mesmo mostrava-se com certa sexualidade de homem adulto ainda em sua infância. Entretanto, hodiernamente esse óbice deixa a ficção dos livros e se faz presente na sociedade, originando a cultura da erotização das crianças, a qual possui seus motivos implícitos nos meios sociais e virtuais, além de acarretar consequências futuras, sustentando assim a pedofilia e diversos outros crimes. (Apresente a tese com mais clareza)
(Reveja o conectivo que seria mais adequado) Contudo, no Brasil, esse fenômeno social só vem aumentando gradativamente na sociedade. Os principais motivos são a fama precoce das celebridades, que por sua vez recorrem às expressões chulas e estéticas visuais sensuais para gerar sucesso (Melhore a construção dessa ideia), e mais que isso, se adaptar aos padrões virtuais de imagem e personalidade. Agregando esses fatos, leva-se em consideração a sociabilidade dos influenciadores digitais, os quais incentivam os menores às práticas. (Uso inadequado da pontuação) impróprias para as suas devidas idades. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Nesse viés, indubitavelmente (Vírgula) essas ações terão impactos tanto em um futuro próximo, quanto em longo prazo. O desinteresse pelo estudo destaca-se como a principal consequência maléfica desse impasse, visto que ao explorar a atenção dos jovens para metamorfosear suas características, a educação torna-se irrelevante e patética comparada aos novos conhecimentos sexuais (Reestruture essa discussão). Ademais, esse hábito estimula os pequenos inocentes às relações sexuais ocasionando o constante índice de pedofilia e deixando-os vulneráveis a vídeos expositivos. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Dados os argumentos citados, estabelece-se que o empecilho da cultura erótica infantil é causado principalmente pelas influências famosas e necessita de solução imediata. Desta forma, o governo federal (Boa estratégia coesiva), em parceria com as principais agências de mídia social como o Facebook e o Instagram (Vírgula) devem propor (Muito bem. Apresentou o agente) uma verificação de segurança nas mídias publicadas pelas celebridades , por meio de softwares de proteção individual, para que publicações displicentes sejam canceladas e removidas. Desta forma, o problema será resolvido e as crianças permanecerão somente com o hábito de estudar e brincar diariamente. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |