Com o hodierno cenário do acesso fácil à internet, onde as crianças de todas as idades e classes sociais, (Sem vírgula) clicam e navegam sem serem ensinadas, estão correndo o risco de serem erotizadas, sem o mínimo de respeito (Melhore a construção dessa ideia). O que resulta em catástrofes intelectuais e sociais, (Sem vírgula) em suas vidas e enterrando assim de vez a inocência e a infância. Dessa forma, é de uma importância urgente que as famílias sejam conscientizadas, (Sem vírgula) quanto ao uso adequado dos meios de comunicação e informação. (O tema foi desenvolvido de forma tangencial. Reestruture e apresente a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Sabe-se que a tecnologia traz facilidade e agilidade, porém também despertam curiosidades (Vírgula) principalmente das crianças, visto que seu acesso, não necessariamente precisa saber escrever, visto que existe um ícone, (Melhore a progressão de ideias) o microfone, que pode ser ativada com a voz. Assim a criança pode falar o que quiser e o buscador retorna com milhões de opções solicitadas. (Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema)
(Boa estratégia coesiva) Soma-se a isto que o público infantil tem acesso a tais meios, e ainda muito não são fiscalizados por um adulto (Reestruture), quanto ao seu uso. Logo são levadas a ouvir e ver centenas de vídeos e programas, seja nos computador, celular ou mesmo na televisão, que geram pensamentos instantâneos, levando-os inconscientemente a pular a fase de ser criança (Reestruture essa discussão). Para os autores Melo, Neto e Perillo (2020), as crianças nascidas a partir de 2010, (Sem vírgula) são conhecidas como Geração Alpha, ou seja, já nascem conctadas e imersas na tecnologia digital. Porém, isso não justifica de nenhuma forma que as crianças devem estar a todo tempo conectadas, é preciso deixá-las serem apenas crianças. (Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema)
(Boa estratégia coesiva) Evidencia-se, portanto, que é de extrema importância a presença da família, para intervir com diálogos sobre o assunto e tomar atitudes e praticar ações que levam ao resgate da infância, que a erotização, (Problemas na progressão de ideias) que por meio da mídia, tenta tragar. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |