Na sociedade em que fazemos parte, conversas, cenas de filmes, letras de músicas sobre sexo não são mais um tabu. Pelo contrário, o sexo foi normalizado. E por causa dessa normalização, (Sem vírgula) muitas crianças acabam sendo expostas ao assunto antes do tempo devido e sofrem com a erotização precoce. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Há uma sexualidade nas crianças, pois são seres humanos. Mas enquanto a sexualidade é uma curiosidade natural sobre o próprio corpo, a sexualização é um processo externo que é imposto na criança. (Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) O principal dano à criança, (Sem vírgula) é que ela começa a imitar, tentar agir como os adultos (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim, pessoas mal-intencionadas as trata, (Sem vírgula) não mais como uma criança, mas como alguém capaz de satisfazer seus prazeres, levando ao abuso sexual. (Delimite e explore mais as discussões)
(Melhore a estratégia coesiva) Para solucionar esse problema, os pais devem ter cuidado para não permitir que suas crianças consumam qualquer tipo de conteúdo erótico e não incentivar esse tipo de comportamento nos pequenos. (Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) É também importante que as escolas públicas e privadas ensinem sobre educação sexual, para que assim as crianças possam ter toda as informações necessárias sobre seus órgãos genitais, sexo e sua saúde. Dessa maneira, os pequenos não precisarão aprender em lugares não confiáveis sobre esse assunto que é importante e natural.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |