Adultização infantil - Banco de redações


A cultura da erotização infantil

Enviada em: 04/01/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura a proteção integral à população infanto-juvenil. Entretanto, no contexto atual do Brasil, os direitos propostos pelo ECA são desrespeitados pela existência da cultura da erotização infantil. Nessa perspectiva, a má influência midiática se mostra como causa latente para os prejuízos provocados no desenvolvimento psicológico e emocional dos jovens afetados. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira instância, a série “Cuties", disponível na plataforma de streaming “Netflix", expõe a erotização infantil, uma vez que meninas de 11 anos de idade buscam explorar suas feminilidades, ou seja, vestir roupas sensuais e se comportar como uma adulta. No entanto, ocorre que devido às crianças não terem o senso crítico formados durante a infância elas podem ser influenciadas pela série (Melhore a apresentação dessa discussão). Adicionalmente, a população infanto-juvenil é exposta frequentemente a cantores e atores adolescentes que foram “adultizados” e, com isso, acabam sendo persuadidos a se comportar de forma adulta, pode-se citar como exemplo a cantora pré- adolescente Melody, que se veste é se comporta como uma mulher. Nesse sentido, enquanto a sexualização infantil for a cultura na mídia, a sociedade terá que se acostumar com os efeitos da sensualização precoce. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, segundo Sigmund Freud, conhecido como “Pai da psicanálise”, a vida adulta é resultado da infância. Nessa lógica, quando as crianças são expostas a essa cultura hostil elas buscam parecerem mais velhas, porém quando alcançam a idade adulta se arrependem por não terem aproveitado a fase lúdica da infância, o que, por sua vez, pode torná-las adultos fragilizados emocional e psicologicamente. Tal fato, lamentavelmente, se mostra preocupante (Vírgula) uma vez que negligencia os direitos das crianças e dos adolescentes. (Explore mais as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, para que os benefícios assegurados pelo ECA sejam exercidos na prática, a mídia (Muito bem. Apresentou o agente) deve, por meio da ajuda de profissionais da área da psicologia, elaborar propagandas informativas acerca dos efeitos da erotização precoce. Essa proposta terá como principal finalidade informar os pais sobre a problemática para que eles possam ter um acompanhamento cuidadoso e um diálogo aberto com os meninos e meninas. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200