O uso das redes sociais, apesar de aumentar as possibilidades de relacionamentos interpessoais, gera efeitos negativos na sociedade, principalmente no que concerne à saúde mental das pessoas. Segundo o Indicador de Confiança Digital, em 2019 (Vírgula) 41% dos jovens brasileiros acreditam que as redes sociais causam sentimentos como tristeza, ansiedade ou depressão. Acerca desse assunto, algumas considerações serão feitas a seguir. (Melhore a contextualize o tema e formule a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, destaca-se que a depressão pode ocorrer devido a diversos motivos. Um deles é o sentimento de solidão provocado pelos ambientes digitais, pois apesar da possibilidade de o usuário possuir diversos seguidores e amigos virtuais, as relações na internet são superficiais, uma vez que não há conexão efetiva entre as pessoas. Outra razão é o "cyberbullying", ou seja, o assédio virtual que tem o intuito de ridicularizar e humilhar alguém. Por isso, provoca o surgimento de consequências psicológicas graves para a vítima, que pode até mesmo tentar suicídio por conta dos ataques. (Abordagem superficial. Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Vale também salientar a elevação da ansiedade das pessoas que usam as redes sociais demasiadamente. Isso se deve à necessidade de se estar sempre conectado, pois há o receio de perder algum acontecimento importante na internet. Além disso, o usuário normalmente necessita de aprovação externa, buscando formas de receber mais curtidas e seguidores. Tudo isso pode causar crises de ansiedade e aumento do estresse psicológico do indivíduo. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, deve-se apresentar algumas saídas para enfrentar o problema. Nesse contexto, é necessário que o Estado (Boa. Apresentou o agente) reconheça a relevância desse tema, passando a tratá-lo como uma questão de saúde pública. Assim, uma medida que poderia ser tomada é a abordagem educacional da problemática em escolas, desde o primário até o ensino médio. Isso poderia ser feito através de grupos de discussão e palestras no ambiente escolar e da capacitação de professores com o objetivo de preparar os alunos para o uso consciente das redes sociais. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |