Saúde mental adoecida pela dominação virtual - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 13/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No mundo atual as redes sociais tornaram-se indispensáveis na rotina dos humanos, tanto quanto o simples hábito de beber água. Assim, o filme "A rede social" evidencia esse fato mostrando como a criação desses aplicativos foi projetada para não só mexer com a psicologia humana (Vírgula) como também para dominar mentes, o que além de deteriorar a saúde mental, estabelece um controle emocional sobre os comportamentos e pensamentos individuais. Dessa forma, fica claro que esses mecanismos impactam positivamente as interações sociais, mas por outro lado impõem prejuízos ao funcionamento psíquico, expondo a necessidade de uma conscientização coletiva e uma diminuição do uso dessas ferramentas. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Conforme o tema, a utilização desses softwares está tão enraizada no dia a dia que eles se tornaram ocultos de serem culpados pela constante imposição de ideologias diante dos olhos. Sendo assim, o indivíduo - sem perceber - é bombardeado por informações perante a tela, a qual polui o cérebro. Consequentemente, o usuário vai perdendo a capacidade de formular juízos de valor próprios e espontâneos, favorecendo-o de ficar doente pela escassez de valores e atitudes nascentes de sua vontade. (A discussão precisa ser mais explorada)

(Boa estratégia coesiva) Em decorrência de tudo isso, as pessoas aprofundam-se em uma prisão coercitiva e dependente, como num eterno ciclo vicioso. Ademais, tal dominação vai transformando pouco a pouco o sistema cerebral em irracional, incapaz de funcionar de maneira ativa e gradualmente essa cadeia torna-se normal e os impactos à saúde mental inevitáveis (Melhore a apresentação dessa ideia). Segundo o psiquiatra Marcel Nunes do Hospital Santa Mônica, a vida virtual tem o mesmo potencial para viciar assim como as drogas e o álcool, podendo causar transtornos, solidão e baixa autoestima. (Explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Ministério da Saúde - órgão responsável por administrar a saúde pública no Brasil, (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) visando o bem-estar dos brasileiros - elaborar medidas que efetivamente apresentem os sérios riscos que o excessivo uso da internet pode causar, por meio de propagandas e artigos com a presença de especialistas (Vírgula) com a finalidade de que a população brasileira se dê conta dos perigos e, conscientemente, utilizem as mídias sociais de maneira regular. Por fim, será através dessas ações que os cidadãos deste país poderão se informar e passar a enxergar a dominação que as redes impõem assim como explícito pelo filme "A rede social".

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos e exercite a escrita para aprimorar os negativos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200