(Sem título) - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 13/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Criada no auge da Guerra fria e usada para proteger e guardar informações confidenciais, a internet servia como uma grande aliada para os militares e cientistas daquela época. É evidente que desde seu surgimento até os dias atuais, ela trouxe diversos benefícios para a sociedade, possibilitando ainda mais o desenvolvimento da mesma e facilitando a interação a nível global. Entretanto, o mau uso da internet e redes sociais podem ocasionar diversos impactos negativos, chegando ao ponto de afetar a saúde mental de seus usuários, de tal maneira que desencadeie possíveis transtornos psicológicos. Isso ocorre principalmente porque grande parte das pessoas que consomem esse tipo de tecnologia, (Sem vírgula) têm dificuldade em compreender seus malefícios e normalizam o uso excessivo de tais conteúdos. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Convém ressaltar que estes impactos são resultantes de uma má administração da vida online. De acordo com um artigo da “The Atlantic”, o uso descontrolado das redes sociais está relacionado ao aumento considerável da depressão e a ansiedade no mundo, como é retratado no recente documentário da Netflix, “O dilema de redes”, que evidencia a forma como elas podem afetam uma família, no qual está diariamente afundada em problemas causados pelo uso exacerbado do celular e das redes sociais. (Explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, muitos dos casos de transtornos alimentares estão ligados à constante comparação que é feita em redes de amizade como o Facebook, Instagram e Twitter, já que muitos dos consumidores buscam pela aceitação baseando-se no número de curtidas e comentários. Dessa maneira, é importante tomar conhecimento de que o equílibrio e controle andam de mãos dadas, sendo essenciais para preservar a saúde mental. (Explore mais as discussões. A abordagem está superficial)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe às influentes empresas de tecnologia (Boa. Apresentou o agente), através de investimentos, a propagação de políticas públicas efetivas que incentivem o uso adequado das redes sociais trazendo a importância de utilizá-las corretamente. Além do mais, faz-se necessário que instituições educacionais promovam campanhas de conscientização entre as famílias dos estudantes, colocando em pauta como utilizar a internet e as redes sociais racionalmente e consequentemente evitando futuros problemas. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Explore mais as discussões, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200