O preocupante quadro de saúde mental no Brasil decorrente do mau uso das redes sociais - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 10/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ao analisar os impactos do uso das redes sociais na saúde mental dos brasileiros, nota-se que eles são, em sua maior parte, negativos. Isso porque a população brasileira que mais faz consumo de conteúdos da mídia social é, também, a que apresenta maior tendência a sofrer algum transtorno mental, a exemplo da depressão. Logo, faz-se mister que sejam avaliadas as principais causas e consequências dos supracitados efeitos ruins. (Apresente a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, salienta-se que a ampliação do uso das redes sociais no decorrer dos anos levou muitos indivíduos a criarem uma inexplicável necessidade de visualização e própria publicação de novos “posts”, o que influi diretamente na saúde mental desses usuários (Melhore a apresentação dessa ideia). Nesse sentido, observa-se que o Brasil ocupa o segundo lugar, dentre os demais países, em maior tempo médio gasto com mídia social e que, paralelo a isso, a mesma posição em relação ao número de depressivos nas Américas, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Jornal Folha de S. Paulo, que revelam um quadro preocupante.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, avalia-se que algumas das consequências do mau uso das interações sociais são, além da sobredita depressão, os complexos de inferioridade e a ansiedade, por exemplo (Explore mais essa discussão). Apesar disso, vê-se que há, felizmente, ações que ocorrem virtual e presencialmente de projetos como o “Help”, que visa ajudar as pessoas que sofrem com problemas de saúde mental, especialmente, aos jovens, minimizando, assim, os maus efeitos da utilização das redes sociais na saúde mental dos brasileiros.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Mediante ao explicitado, urge que, com o fito de que a saúde mental dos cidadãos do país seja impactada positivamente pelo uso das redes sociais, o Ministério da Saúde (Boa. Apresentou o agente) promova, em parceria com organizações do Terceiro Setor – tais como o “Help” – eventos de mesa-redonda que debatam com a população as consequências que a utilização das redes sociais tem em seu desenvolvimento psicológico. Essas ações devem ser realizadas em espaços públicos, possibilitando, dessa forma, o acesso de todos os indivíduos. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200