Na série norte-americana "Black mirror", (Sem vírgula) é abordada uma distopia enfocada em temáticas sociais sob a ótica da tecnologia e seus impactos, mormente negativos, na vida das pessoas.Diante disso, de maneira menos dramática, nota-se que a sociedade contemporânea se movimenta indubitavelmente a partir das redes sociais, que influenciam de alguma forma na saúde do indivíduo. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista a realidade supracitada, um estudo feito pelo instituto de saúde do Reino Unido, Royal Society for Public Health (RSPH), (Melhore a progressão de ideias) as redes sociais provocam impactos positivos ou "tóxicos" à saúde. Dentre os efeitos, estão aquisição de conhecimentos (por meio de textos, vídeos e músicas, por exemplo), identificação através das experiências compartilhadas, e a propagação de uma vida e imagens corporais perfeitas, respectivamente. (Abordagem tangencial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, (Sem vírgula) é que as redes ostentam padrões de belezas ilusórios e restritivos, estímulo que gera impactos na saúde física e mental. Como amostra disso, é observado uma crescente estatística de pessoas, sobretudo jovens, que apresentam por exemplo transtornos alimentares, adesão de procedimentos estéticos, isolamento social, depressão e ansiedade. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, com a finalidade de atenuar e até dissolver os impactos nocivos gerados pelas redes sociais à saúde mental dos indivíduos, cabe às famílias - que segundo Ėmile Durkheim, em "Introdução á Sociologia da Família", constitui-se instância fundamental ao funcionamento saudável da coletividade -, (Boa. Apresentou o agente) com o auxílio das escolas, que devem impelir aos jovens, por meio de palestras, rodas de conversas e oficinas que estimulam o autoconhecimento e o amor próprio, que os padrões expostos na internet não devem existir e nem serem levados para a realidade, além do uso comedido das mídias sociais. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |