A internet foi criada em 1969 e se popularizou a partir da década de 1990. Essa ferramenta permitiu inúmeros benefícios à forma de se relacionar das pessoas. Sendo o mais notável, as redes sociais, (Melhore a construção de sentido) que possibilitaram que indivíduos localizados em diferentes lugares do globo pudessem se comunicar em segundos. Contudo, o uso excessivo dessas redes tem se tornado um grave problema para a sociedade atual. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano é fulcral ressaltar que as redes sociais trouxeram inúmeros benefícios à vida das pessoas, como citado anteriormente, revolucionou a comunicação e quebrou as distâncias. Outro benefício das redes sociais é a oportunidade de ter voz num mundo em que muitos eram invisibilizados. (As discussões precisam ser mais exploradas. Evite uma abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano é primordial citar que apesar das vantagens esse meio de comunicação também trouxe consigo inúmeras desvantagens. A exemplo do aumento nos casos de depressão e ansiedade e o fato de que estas são capazes de viciar como outras drogas e gerar dependência. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Assim sendo, medidas urgentes são necessárias para resolver o problema. O Ministério da Saúde (Boa. Apresentou o agente) deve orientar a população sobre o uso excessivo das redes sociais por meio de anúncios e campanhas publicitárias na TV, e nas escolas, em parceria com o Ministério da Educação. Afim A fim de que os pais tenham melhores informações e saibam regular o uso dos filhos e por consequinte menos jovens sofram de problemas emocionais e dependência ligados ao uso das redes. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Evite uma abordagem superficial do tema. Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |