ELEN DOURADO - Impactos do uso das redes sociais na saúde mental - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 03/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A internet foi criada em 1969 e se popularizou a partir da década de 1990. Essa ferramenta permitiu inúmeros benefícios à forma de se relacionar das pessoas. Sendo o mais notável, as redes sociais, (Melhore a construção de sentido) que possibilitaram que indivíduos localizados em diferentes lugares do globo pudessem se comunicar em segundos. Contudo, o uso excessivo dessas redes tem se tornado um grave problema para a sociedade atual. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano é fulcral ressaltar que as redes sociais trouxeram inúmeros benefícios à vida das pessoas, como citado anteriormente, revolucionou a comunicação e quebrou as distâncias. Outro benefício das redes sociais é a oportunidade de ter voz num mundo em que muitos eram invisibilizados. (As discussões precisam ser mais exploradas. Evite uma abordagem superficial)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano é primordial citar que apesar das vantagens esse meio de comunicação também trouxe consigo inúmeras desvantagens. A exemplo do aumento nos casos de depressão e ansiedade e o fato de que estas são capazes de viciar como outras drogas e gerar dependência. (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Assim sendo, medidas urgentes são necessárias para resolver o problema. O Ministério da Saúde (Boa. Apresentou o agente) deve orientar a população sobre o uso excessivo das redes sociais por meio de anúncios e campanhas publicitárias na TV, e nas escolas, em parceria com o Ministério da Educação. Afim  A fim de que os pais tenham melhores informações e saibam regular o uso dos filhos e por consequinte menos jovens sofram de problemas emocionais e dependência ligados ao uso das redes. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Evite uma abordagem superficial do tema. Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200