Em constante evolução tecnológica , o mundo está cada vez mais polarizado , pode-se afirmar que tal polarização é consequência da globalização que cresce a cada momento (Melhore a progressão de ideias). O compartilhamento de informação em tempo real não permite que nada passe despercebido. As redes sociais se tornaram uma arma capaz de bombardear a sociedade com informações verdadeiras ou falsas , que podem acarretar em prejuízos imensuráveis para o convívio social. (Não contextualizou o tema com clareza. Reestruture e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Nos últimos anos a rede social perdeu sua função como ferramenta de interação entre as mais diferentes pessoas , personalidades , culturas e raças .Essa ferramenta de alcance global e imediato , (Sem vírgula) se tornou o principal meio onde seus usuários expõem suas inconformidades ,opiniões e ideologias ,com o intuito de provocar "barulho" , capaz de por fim ao silêncio da sociedade e principalmente dos poderes superiores diante de temas que são prioridade para seus usuários como o racismo; feminismo;liberdade de expressão; democracia ;defesa a causa LGBTQIA+ (Desenvolva a sigla) e etc... (Reestruture as discussões desse parágrafo)
(Boa estratégia coesiva) No entanto, diante de uma sociedade , em sua maioria conservadora e uma Constituição (Melhore a construção dessa ideia) que na prática se opõe a teoria . Os usuários das redes sociais a transformaram em um verdadeiro " tribunal vírtual" , através de manifestações agressivas e compartilhamento do ódio contra aqueles que foram julgados não dignos de viver em sociedade . (Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) Um acontecimento recente (Vírgula) que resultou no chamado "cancelamento virtual " , foi durante as eleições norte americanas em 2016 ,onde o jornalista da TV GLOBO , WILLIAM WAACK estava incomodado com o barulho provocado pelos eleitores em frente a casa branca, em seguida Waack disse para um colega que tal barulho era "coisa de preto" . Após o vídeo com a fala de waack repercutir nas redes sociais , o jornalista foi ameaçado , tendo até mesmo seu endereço divulgado nas redes sociais e por último foi demitido da emissora onde trabalhava. (Reformule as discussões apresentadas nesse parágrafo)
(Melhore a estratégia coesiva) A cada ano que se passa , comprova-se que as redes sociais chegaram para ficar . Diante desta realidade , seria interessante e oportuno se as principais redes sociais como facebook, instagram e watsapp trabalhassem juntos com outros os meios de comunicação em massa para combater o compartilhamento de fake news (Tangenciamento). A Justiça (Boa. Apresentou o agente), de forma transparente , poderia elaborar um setor para atuar em conjunto com as gigantes da tecnologia , de forma que , (Sem vírgula) não censure seus usuários e sim fiscalize perfis que compartilham ódio e incentivam o linchamento virtual . (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |