Lacuna nas diretrizes das redes - Banco de redações


A cultura do cancelamento nas redes sociais

Enviada em: 03/11/2020

Status:

Corrigida
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Dados do site de notícias UOL mostram que o chamado "Tribunal da internet" não realiza seus julgamentos em forma de criar uma crítica construtiva, visando apenas o decaimento de certa figura pública na internet, esses acontecimentos são bem frequentes nos Estados Unidos. Embora pareça que essas atitudes sejam para expor atitudes que não podem ser mais aceitas na sociedade moderna, tais atitudes apenas visam expor e fazer o linchamento virtual. Nesse sentido, percebe-se a configuração de um problema de contornos específicos, que emerge devido à má influência midiática e as diretrizes lacunar das redes. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é preciso salientar que a má influencia midiática é uma causa latente do problema, (Melhore o encadeamento textual) segundo o filósofo Foucault, na sociedade pós moderna, temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas, diante disso verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre as atitudes de determinados influenciadores digitais, o que contribui para o aumento da falta de conhecimento da população sobre a questão, tornando sua resolução mais dificultada. (Explore mais a discussão desse parágrafo)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, outra causa para configuração do problema é a diretrizes lacunar das redes socias (Melhore a contextualização dessa ideia), de acordo com o filósofo Edmund Burke, uma sociedade que não olha para o passado, esta fadada a repeti-lo, no que tange a problemática, verifica-se uma forte influência dessa causa, visto que as diretrizes das redes não têm focado em controlar as atitudes hostis e deixando os vídeos exposto nas suas redes, mesmo que isso cause para o influenciador digital danos para seu perfil na rede, e na vida pessoal. Casos como a da blogueira Pugliesi expõe as vísceras, uma diretriz que não se importa em criticar as ações de um influenciador, e sim atacá-lo, visando apenas o número de visualizações que esses vídeos que expõem tragam ainda mais usuários para a sua rede. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma intervenção faz-se necessária, para isso é preciso que os governos estaduais (Muito bem. Apresentou o agente), em parceria com as instituições de ensino, promovam um espaço para rodas de conversa e debates sobre a questão no ambiente digital. Tais eventos podem por meio de lives, vídeos ao vivo, com a presença de influenciadores que sofreram com o linchamento digital, e pessoas especialistas nas diretrizes das redes (Melhore a apresentação dessa ideia). Além disso esses assuntos podem ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam a importância de realizar julgamentos justos a atitudes que fogem completamente do cenário contemporâneo nas redes socias e se tornem cidadãos atuantes na busca das resoluções. A partir dessas informações poderá se consolidar um Brasil melhor. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Faltou explorar mais as discussões ao longo do desenvolvimento. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200