Movimento Let Her Run - Banco de redações


"Let Her Run": uma mulher tem que provar que é realmente mulher?

Enviada em: 15/10/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O movimento feminista, iniciado no século XIX, surgiu entre as mulheres com cunho de exigir seus direitos políticos e jurídicos. Ademais, no contexto contemporâneo, esse protesto abrange muito mais que esses dois aspectos, pois reivindica a equidade de gênero. Nesse sentido, existem as competições olímpicas do sexo feminino, como a modalidade de corrida, a qual a atleta Caster Semeya se apresenta. Todavia, visto que ela possui uma quantidade maior de testosterona permitido, isso levou a sua banição  (Reveja a seleção lexical) dos jogos. Essa atitude da Federação Internacional do Atletismo torna-se discriminatória, pois infringe os direitos de Caster de participação na modalidade, como também estabelece sobre ela padrões inatingíveis biologicamente. (Formule a tese com clareza) 

(Boa estratégia coesiva) Cabe pontuar, de início, que a Organização das Nações Unidas (ONU) define mundialmente a garantia da igualdade das mulheres, sem restrições. Portanto, apesar de alguma disfunção hormonal, não é o suficiente para excluir e negar o fato da atleta ser mulher e possuir esses direitos. Além disso, não há comprovações científicas de que a testosterona providencie alguma vantagem significativa para a classificação em alguma corrida (Reveja essa informação), posto que o único provedor de um resultado de sucesso é o treino árduo e contínuo. (Explore mais a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Nessa perspectiva, pode-se afirmar que é humanamente impossível impor sobre alguém um protótipo que é controlado pelo organismo, mais especificamente nos ovários e regulado pelo hormônio luteizante. Então, dado que esse sistema endócrino é incontrolável pelo consciente, torna-se bárbaro e cruel descartar todo o trabalho e dedicação de um profissional por suas condições físicas. (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Desprende-se, enfim, que o governo sul-africano (Muito bem. Apresentou o agente), juntamente a ONU, devem analisar o caso de Caster e manter seus direitos universais como mulher, como também apoiar o movimento em prol dela, por meio de assembleia com a Federação Internacional de Atletismo, promovendo a defesa dessa cidadã. Assim, terá como finalidade de quebrar discriminações e romper preconceitos no ambiente atlético e incentivar outras pessoas a se imporem, enfrentando situações degradantes de seus direitos, como quando se iniciou o feminismo. (A proposta precisa estar mais detalhada)

Comentários do corretor


As discussões estão pertinentes, no entanto foram pouco exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200