Desde os primórdios (Evite clichês) as mulheres são vistas como inferiores diante da figura masculina em todos os cenários possíveis. Ainda mais no ambiente esportivo, um lugar de intensa competição no qual atletas femininas são muito comparadas a atletas masculinos e quando ficam “acima da média”, (Sem vírgula) são vistas como estranhas ou impostoras. Por conta disso, antigamente o IAAF (Federação Internacional de Atletismo) obrigava as atletas a fazerem um exame para comprovar sua feminilidade, o que era desagrádavel para todas elas. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Entretanto, hoje em dia é usado outro método para ser comprovada essa tal feminilidade de uma mulher, o atual é menos invasivo e mais seguro. Porém ainda assim gera grandes questionamentos, pois fazem um exame de testosterona, que quando são detectados altos níveis, uma atleta pode ser banida de participar de certas competições. Dois exemplos foram as atletas sul-africana Caster Semenya e a espanhola Maria José Martínez, ambas foram impedidas de participar das olimpíadas por apresentarem uma quantidade de testosterona além do permitido. Essa imposição atrapalhou a carreira destas e de muitas outras atletas promissórias. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Ainda convém lembrar, (Sem vírgula) que na nossa sociedade competitiva considera-se que os homens são bons líderes por natureza, mas já quando uma mulher ocupa um cargo de liderança ela é obrigada a provar ser capaz. Algo que tem ocasionado isto, (Sem vírgula) seria a disseminação do estereótipo “sexo frágil”, a ideia utópica de que a mulher é frágil por natureza, tal fragilidade é usada para assim insinuar que as mulheres não são aptas a serem líderes. Grande parte da população brasileira ainda acredita nessa ideia, mesmo uma mulher sendo capacitada e preparada sofre desprezo. É muito triste ver que em pleno século XXI existem pessoas subjugadas por seu gênero. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Em vista de tudo que foi descrito acima, medidas devem ser tomadas para resolução desse problema. Seria necessário o aperfeiçoamento de exames feitos nas atletas com uma parceria entre comitês e confederações, sempre visando o respeito aos direitos humanos (Apresente o agente). E também um proporcionamento de palestras, movimentos e ações para quebrar ideias ultrapassadas da sociedade arcaica, sendo feito isso nas escolas ou em espaços públicos com a ajuda de ex-atletas, mulheres que podem falar sobre o que é provar ser realmente uma mulher. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, tendo em vista que a abordagem está expositiva. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |