Privatizar o Saneamento Básico Do Brasil Resolverá o Problema ? - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 10/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Índices brasileiros mostram que a metade da população sofre com a falta de saneamento básico em suas moradias, principalmente em regiões periféricas. Nisso é evidente que o governo tem poucas preocupações em querer investir e oferecer o serviço aos necessitados, já que devido a negligência, (Sem vírgula) muitos sofrem com as más condições de vida, e com isso acarretando revoltas e desumanidade. No entanto, está surgindo projetos que poderá ajudar ou piorar a situação das moradias carentes, como exemplo os novos planos de privatização das estatais de saneamento básico. (Não formula a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Em muitos lugares do Brasil, principalmente na periferia, onde pessoas de classe baixa moram em situações precárias e desumanas, tal como em favelas e guetos (Melhore a construção de sentido). O governo que tem obrigações em garantir serviços agradáveis a toda população, como o saneamento básico. (Problemas na progressão de ideias) Infelizmente falha nessa missão, pois só olha o lado das regiões de classes altas e médias, já que nessas localizações, (Sem vírgula) ficam indústrias e empresários, sendo assim é nítido o cuidado a essas pessoas vistas como importantes nas relações econômicas. No entanto ainda tem o desprezo aos lugares suburbanos. Já foram eleitos vários presidentes que diziam que iriam tornar um Brasil bom para todos, entretanto muitas promessas e acordos não foram cumpridos, mostrando claramente a falta de consideração ao povo. (Argumentação limitada. Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Contudo, no ano de 2020, (Sem vírgula) está previsto que estatais de saneamento básico tornam-se privadas, com o intuito de atrair investimentos, para que todos tenham acesso à água potável e esgoto. No entanto, esse plano de desestatizar, (Sem vírgula) causa diversas reflexões ao povo, justamente pelo fato de que estatal de saneamento é um serviço essencial para a sociedade brasileira, independente das classes sociais, e privatizando gera a liberdade ao dono em colocar os preços das contas de água no valor que quiser, assim explorando e prejudicando os mais pobres, justamente para garantir lucros. O Brasil ainda vive com embargos econômicos, como exemplo a política doméstica de Bolsonaro, além de esquemas de corrupção dos três poderes, moeda real desvalorizada perante o dólar, desempregos, etc. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)

(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos mencionados, todas as pessoas podem ter acesso ao saneamento básico independente do sistema econômico, a estatal consegue ter as mesmas qualidades de uma empresa privada, mas para isso, (Sem vírgula) precisa de investimentos públicos, e também um governo robusto. Já que estatal é para toda população e companhias privadas são para minorias. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões foram exploradas de modo limitado. Reestruture e explore as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200