O saneamento básico no Brasil é essencial por melhorar a qualidade de vida das pessoas,mas nem todo mundo tem acesso,e a privatização é um meio de fornecer água tratada e a coleta de esgoto.Mas essa medida não atende a maioria da população,há também o aumento das tarifas de água e esgoto. (Melhore a progressão de ideias e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) A princípio a privatização é para a melhoria do saneamento básico,mas eles só atendem os municípios com maior renda per capita (Cuidado com o achismo),e deixam de lado as periferias,e populações de baixa renda que continuam sem o saneamento básico e ficam expostos a doenças e bactérias. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim é o aumento nas tarifas de água e esgoto,as empresas fazem isso como um meio de lucro,mas muitas pessoas não conseguem arcar esse aumento e acabam ficando sem essa privatização do saneamento básico. (Argumento limitado)
(Boa estratégia coesiva) Torna-se evidente,portanto (Vírgula) que a privatização do saneamento básico deve atender a maioria da população.Por isso o Ministério das Cidades (Boa. Apresenta o agente) deve criar propostas, por meio de reuniões e palestras (Vírgula) para que as empresas possam tornar a privatização bom boa para todos,para que a população possa ter uma boa qualidade de vida sem nenhum risco à saúde.
Comentários do corretor
Senti falta de um planejamento textual. Delimite as discussões e desenvolva de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |