O muro: um erro ou uma alternativa. - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 23/05/2009

Status:

Corrigida
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No último mês de março o governo carioca anunciou a construção de muros em 19 favelas fluminense, com a finalidade de proteger a mata atlântica existente e frear a ocupação irregular.

Pronto a polêmica está lançada,além disso gera-se uma perda tempo com acusações e movimentações jurídicas,entre os denfesores da obra e os contra. Tudo o que o carioca se acostumou a ver nesses últimos anos na administração pública.

O primeiro ponto a ser observado diz respeito as comunidades contempladas com as construções. Elas pertencem a zona sul da cidade,justamente a região mais procurada pela população mais pobre,pois são as que mais recebem projetos sociais,tem uma ótima localização -proximidades com centros urbanos- e ainda contam com um acesso rápido ao principal divertimento carioca,as praias.

Um exemplo desta afirmação é a favela da rocinha,a maior da América latina,ora ..ora se a anos atrás tivessem estalados pelos menos algumas cercas informando limites e não deixando nas mãos dos presidentes das associações locais, este título talvez fosse de outra comunidade.

Um segundo ponto são as acusações por parte de estudiosos sociais, a respeito da vista grossa e até incentivos por parte das outras administrações públicas em relação as ocupações irregulares em troca de um exército de eleitores.Onde neste caso, não se aplica está acusação.

Realmente em um Estado de direito onde as leis básicas são respeitadas por todos ,onde também levam em consideração aspectos técnicos em vez de argumentos emotivos,estes obstáculos arcaicos não teriam e menor cabimento.Assim sendo este governo que está longe de ser considerado bom parece ter dado um paço para diminuição da especulação imobiliária,porém dentro dessas comunidades.Logo podemos nos lembrar do caso do “minhocão” na favela da rocinha que foi demolido pela prefeitura neste mesmo mês março quando foi anunciado o empreendimento em questão.

Ricardo de Souza.

Comentários do corretor


1: Cuidado com a concordância nominal. Uma rápida leitura do texto pode evitar esse tipo de erro.

2: o correto é Mata Atlântica e América Latina, com letras maiúsculas.

3: Evite deixar frases soltas no texto. Procure fazer conexão com as ideias seguintes, montando apenas um parágrafo.

4: Fique atento para não inserir marcas da oralidade em seu texto. Prefira utilizar a linguagem formal, padrão para textos escritos.

5: A expressão correta é escrita com o verbo haver, no sentido de que existe muitos anos, e não é seguida por atrás. Sendo assim, escreva: há anos.

6: Verifique os erros ortográficos. O correto é instalados e passo, respectivamente.

7: Só utilize os pronomes demonstrativos quando fizer referência a algo dito anteriormente.

8: Frase bastante confusa. Verifique que hão há conexão com a ideia anterior, o que deixa o leitor bastante inseguro sobre suas opiniões.

9: Cuidado com a conclusão do texto. Ela deve retomar ideias levantadas ao longo da redação e expor sua opinião definitiva sobre o assunto. Em sua dissertação você fez exatamente o contrário. Ao invés de concluir com o pensamento que vinha desenvolvendo, iniciou uma outra problemática, acabando bruscamente com o texto e deixando o leitor confuso.


Avaliação Geral: Você demonstra conhecimento sobre o tema proposto. Contudo, seu texto está recheado de erros que não permitem um bom entendimento das ideias apresentadas. Procure desenvolver melhor seu raciocínio, evitando expressões coloquiais e consensos. Fique atento para o correto uso da Língua Portuguesa, pois gramática e ortografia são elementos essenciais para uma boa redação e contam bastante ponto nas correções de vestibular. Procure reler seu texto para encontrar pequenos equívocos e continue praticando.

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 0.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 0.5
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente