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Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 20/07/2020

Status:

Corrigida
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Há mais de duas décadas, (Sem vírgula) a internet surgiu como a esperança para a democratização da informação. No entanto, tal recurso não foi amplamente acessível no Brasil. No contexto educacional atual, o problema é semelhante, visto que a inclusão da tecnologia na educação pode excluir determinados grupos que encontram-se desprovidos de renda e técnica para se enquadrar às mudanças. (Boa. Formula a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é importante dizer que a inserção do EAD (Ensino à Distância) gerará um processo de exclusão, já que, de acordo com o escritor Pierre Levy, "toda nova tecnologia cria seus excluídos" (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim, esse modelo poderá atuar como um segregador no ambiente educacional, pois nem todos terão a devida condição financeira para se enquadrar ao novo método de ensino. (Desenvolvimento limitado)

(Boa estratégia coesiva) Outro fator determinante, (Sem vírgula) é que a falta de contato com as inovações tecnológicas promove o surgimento de "Analfabetos Digitais", termo utilizado para exemplificar pessoas que, por não terem contato com as novas tecnologias, não possuem o seu domínio técnico. Segundo o IBGE (Desenvolva a sigla), cerca de 63,3 milhões de pessoas ainda não estão conectadas à internet no Brasil, ou seja, todas elas estão vulneráveis a se enquadrarem nesse novo termo. (Recorte pertinente, mas desenvolvimento limitado)

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, fica evidente que a inserção do EAD na educação sem o devido cuidado pode gerar uma falsa democratização. Para que isso não ocorra, o Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente), em conjunto com escolas de informática, deve auxiliar os alunos com menores condições, fornecendo materiais em locais públicos apropriados, é necessário que esses materiais venham acompanhados de aulas gratuitas que instruam os alunos que não possuem esse histórico de contato com esses aparelhos. Desse modo, espera-se que a inserção das tecnologias, como o EAD, afete os menos favorecidos e realmente promova uma democratização na educação.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto foram pouco exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200