A educação a distância no Brasil foi um método adotado pelo governo brasileiro diante da pandemia do Covid-19 (Melhore a apresentação dessa ideia). Entretanto, uma das resultâncias (Reveja a seleção lexical) desta medida foi o adiamento do Enem 2020, devido a falta de recursos tecnológicos de grande parte da nação, o que demonstra a explícita desigualdade social no Brasil. (Não apresenta a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Registros indicam que o Brasil é o sétimo país mais desigual do mundo (Apresente a fonte), o que explica a dificuldade de vários alunos a terem acesso à internet e a eletrônicos, (Reveja o uso adequado da pontuação para garantir a coesão textual) isto posto, o governo deveria cogitar a possibilidade do ano letivo ser reincidido, tal ato, (Sem vírgula) tornaria a situaçâo estudantil mais acessível. (Argumento limitado)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Por conta do ensino a distância ser uma providência recente (Melhore a apresentação dessa ideia), o corpo docente ainda não está perfeitamente apto para transmitir seu conhecimento via internet, uma vez que foram habilitados de forma diferente (Abordagem limitada). Em vista disso, alunos e professores precisam estar atentos e à disposição para coadjuvarem reciprocamente. (Abordagem superficial do tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Em vista dos argumentos mencionados, torna-se evidente a necessidade de interferência do Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente) para serem tomadas decisôes decisões coerentes relacionadas a vida estudantil. A readaptaçâo dos alunos e professores nesta nova fase foi algo primordial. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita. Reestruture)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto e do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |