Educação na Pandemia (Bdsm) - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 20/07/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Mediante ao tal acontecimento da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), as aulas em todo o território federal precisaram ser suspensas. Visando a diminuição no atraso do calendário escolar, foi-se instalado o EaD (Ensino à Distância). Porém, diante de tamanha desigualdade no país, esse método vem se mostrando ineficaz, seja pela incapacidade dos docentes e/ou acesso limitado à internet pelos estudantes (Boa. Apresenta a tese). Logo, muitos desafios são encontrados no caminho da educação a distância no Brasil.

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Pegos de surpresa pela pandemia (Evite esse tipo de construção), a maior parte dos docentes em todo o Brasil são incapacitados de desenvolver, com mesmo resultado e maestria, as atividades escolares (Melhore a apresentação dessa ideia). De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Península, estima-se que 83% dos professores não estão preparados para ensinar online. (Ideias fragmetadas) E isso resulta em uma queda na qualidade do ensino brasileiro, já que os professores são obrigados a se desdobrarem e a se reinventarem para uma boa aprendizagem dos alunos, fato que pouco ocorre. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Vale ressaltar, também, que o acesso limitado e pouco abrangente da internet aos estudantes vem sendo uma problemática pertinente, já que aproximadamente 30% dos lares brasileiros não possuem o acesso amplo à internet (Apresente a fonte da informação). E esse número persiste ainda mais em alunos de escola pública, acentuando a desigualdade do ensino público comparado ao ensino privado (Melhore a apresentação dessa ideia). Logo, há um maior aproveitando de alunos de classe alta, o que irá gerar em uma maior diferença ao ingressar o ensino superior. (Argumento limitado)

(Boa estratégia coesiva) Dado o exposto dos desafios da educação a distância no Brasil, seja pela incapacidade docente ou acesso limitado à internet, é necessário uma interferência do Ministério da Educação (MEC) (Boa. Apresenta o agente) quanto a capacitação dos professores brasileiros ao ensino online, visando uma melhor qualidade do ensino brasileiro e a garantia do acesso à internet aos estudantes, em especial aos de baixa renda, garantindo educação à a todos. ​​​​​​​(Proposta de intervenção incompleta)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser delimitadas e mais articuladas, evitando uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200