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Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 10/07/2020

Status:

Corrigida
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Desde a popularização da internet, a qual foi inicialmente criada para estrito uso militar, muitos passaram a ter acesso a aquilo que dificilmente se encontrava apenas em livros ou enciclopédias. Hoje, com o avanço tecnológico, se torna possível através da Educação a Distância (EaD) conectar alunos e professores por meio de plataformas de comunicação. Porém, a falta de equipamentos por parte dos alunos e a baixa atuação governamental se tornam desafios para a total abrangência do ensino remoto no Brasil. (Boa. Contextualiza o tema e apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) A priori, muitos alunos carecem de internet ou até mesmo aparelhos eletrônicos que permitam o acesso online, como computadores (Boa. Retoma a tese). Exemplo disso são os alunos residentes em perímetro rural (Apresente dados para ilustrar o seu argumento), ou seja, os quais não possuem acesso à internet em suas residências. Logo, o ensino remoto se torna algo restrito a quem pode, e não um sistema universal. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, as ações inconsistentes do governo dificultam a universalização da Ead (Boa. Retoma a tese). Ao tomar com exemplo a atual pandemia do coronavírus, o governo lançou o Programa de Estudos Tutorado (PET) com o intuito de suprir a ausência de aulas através de atividades curriculares acessadas online. Apesar de serem avaliadas como carga horária escolar, muitos alunos não têm acesso ao conteúdo, como os que residem na área rural e (Vírgula) portanto, serão reprovados. (Recorte limitado)

(Boa estratégia coesiva) Destarte, urge que a EaD se torne universal no Brasil. Para isso, o governo federal (Boa. Apresenta o agente), juntamente com o municipal, deve criar um programa que não se limitem apenas a internet. Tal programa deve suprir tanto aqueles que por um imprevisto estão longe da escola, como na atual pandemia, quanto os que buscam cursar uma faculdade. Através de veículos de transporte municipais, conteúdos impressos teóricos e práticos fornecidos pela instituição de ensino deverão ser entregues aos alunos que não têm acesso a internet. Tudo isso como forma de suprir a ausência de aulas práticas e não deixar à margem quem necessita da EaD. ​​​​​​​(Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas, evitando uma argumentação limitada. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200