Educação a distância - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 03/07/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil é um país de enorme extensão territorial, com uma população de aproximadamente 200 milhões de habitantes, vivendo em regiões com características bastantes diferentes. Com isso, o país apresenta uma grande desigualdade, onde (Reveja pronomes relativos) a população de baixa renda é a principal prejudicada, principalmente no âmbito educacional. (Não apresenta o tema. Reformule as discussões iniciais e apresente a tese)
 
(Melhore a coesão entre os parágrafos) A educação, (Sem vírgula) é um dos meios onde (Reveja pronomes relativos) o conhecimento pode ser perpetuado ao longo dos séculos. Desse modo, na atualidade (Vírgula) a educação pode ser ofertada por vários meios e uma delas é o Ensino a Distância (EaD) onde (Reveja pronomes relativos) capacita profissionais em nível técnico, graduação e pós-graduação. Entretanto, o EaD no Brasil, (Sem vírgula) apresenta dificuldades, principalmente no abandono dos alunos, falta de investimentos e a desigualdade ao acesso à internet no país. (Desenvolvimento limitado. Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Assim, verifica-se que, apesar dos cursos superiores a distância terem uma ampla rede para a não exclusão do indivíduo, no Brasil a evasão nos cursos à distância, (Sem vírgula) é uma realidade com percentual elevado, sendo influenciados por diversas variáveis. É necessário pontuar os principais motivos da evasão, sendo eles a falta de investimentos, por não ser um meio valorizado como o ensino tradicional, além da mesma (Use quando houver ideia de igualdade) se atrasar no mercado comparando com outras formas de ensino. Além disso, o acesso à internet no país é desigual, a população de baixa renda por não ter um acesso amplo à internet e por não apresentar uma condição financeira estável, (Sem vírgula) acabam desistindo dos estudos a distância. Assim, segundo a Associação Brasileira de Ensino à Distância, em 2015, as intuições apresentaram uma grande taxa de evasão, cerca de 50%. (Discussões desenvolvidas de modo limitado)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos apresentados, nota-se que o Ensino à Distância está em desacordo com a sua função, ou seja, atender a todos com qualidade. Desse modo, é necessário que as faculdades ofereçam suporte aos novos alunos que acabam de entrar na faculdade e não estão acostumados com o novo método de ensino. Ademais, é necessário que a Câmara, em conjunto com o Senado Federal, crie uma lei que, (Sem vírgula) aumente o acesso à internet pela população de forma gratuita, para famílias de baixa renda. Assim, irá aumentar a adesão de indivíduos nas faculdades a distância, obtendo uma qualidade de educação para todos no país.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com o tema proposto e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200