O PERIGO MUNDIAL DAS CELEBRIDADES DIGITAIS - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 20/05/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Recentemente, o debate sobre os influencers esteve em alta; (Uso inadequado da pontuação) não só pelo seu aumento em popularidade nos últimos anos, mas pelas questões sobre o nível da influência que eles exercem sobre seus milhões de seguidores. Antes da internet, influenciadores já existiam — cronistas expondo suas visões no jornal, famosos fazendo (Evite o gerundismo) propagandas de marcas e produtos, a lista é extensa (Reformule essa discussão). O que diferencia, no entanto, estes influenciadores dos digital influencers é o seu alcance (Reelabore). Atualmente, um só tweet pode ser lido pelo mundo inteiro. Logo, quando estas celebridades digitais propagam ideias imorais e estilos de vida questionáveis, (Sem vírgula) causam impacto mundial. (Melhore a construção de sentido e formule a tese com mais clareza)

(Boa. Há coesão entre os parágrafos) Durante o isolamento social (Vírgula) devido à pandemia do coronavírus, a influenciadora digital Gabriela Pugliesi deu uma grande festa, ignorando (Evite o gerundismo) as recomendações de saúde. Não muito tempo atrás, Pugliesi fora ao casamento de sua irmã apesar da pandemia, o que resultou na contração (Melhore a seleção lexical) do vírus por vários convidados, incluindo (Evite o gerundismo) a própria influencer. Gabriela excluiu sua conta no Instagram após receber críticas ao seu comportamento, mas isso não apaga o fato de que ela reforçou a ideia de que a situação da COVID-19 não é algo sério, quando em realidade já matou milhares de pessoas. (Argumentação expositiva. Reformule)

(Boa. Há coesão entre os parágrafos) Nos EUA, o youtuber Jake Paul causou polêmica ao passar a propagar, em seus vídeos e em seu último tour, a ideologia de que a escola é inútil e que o sistema de educação acadêmica é falho. É importante frisar que seus fãs são, majoritariamente, o público infantil. Influenciados pelo youtuber, muitas crianças podem começar a negligenciar a educação e, desta forma, prejudicarão seu futuro (Reelabore e articule a discussão de acordo com o tema. Evite achismos). De fato, um diploma não é um fator decisivo no sucesso de um indivíduo, mas até figuras como Steve Jobs e Bill Gates, que abandonaram a faculdade, afirmam que a educação e a busca por conhecimento é vital na jornada ´para um futuro melhor. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Por fim, é nítido a necessidade de controlar o poder dos influenciadores digitais. No entanto, não cabe às redes sociais censurá-los toda vez que dizerem uma opinião controversa. Aliás, tal ação seria ferir a liberdade de expressão no espaço digital. A solução, portanto, fica nas mãos das empresas que patrocinam os influencers (A proposta precisa estar mais detalhada). Ao deixar de apoiá-los financeiramente, os influenciadores não terão outra escolha além de reavaliarem suas ações e o conteúdo que eles oferecem a seu público. (Reformule)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, mas precisam ser mais articuladas. Apresente a tese, os argumentos e a proposta de intervenção com mais clareza. Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200