Influencers maliciosos - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 20/05/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O avanço tecnológico possibilitou a comunicação instantânea pelos mais diversos lugares do mundo, assim muitas pessoas utilizam desse benefício para ganharem visibilidade e, consequentemente, obterem lucro, os chamados influencers digitais. Contudo, por trás disso existem alguns malefícios (Cite-os) não só pois muitos deles promovem um padrão ideal de beleza (Melhore a construção de sentido) mas também estimularam o consumismo exacerbado. (Contextualize as discussões com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, os influencers digitais movimentam suas redes sociais expondo (Evite o gerundismo) suas rotinas e na maioria das vezes "vendem" um padrão ideal de corpo e muitos de seus seguidores querem seguir o que eles falam (Discussão superficial. Reestruture essa ideia). Entretanto, nem todos conseguem atingir os objetivos planejados com seus corpos, o que leva em alguns casos a depressão, pois sentem -se inferiores aos demais. (As discussões estão desenvolvidas de modo superficial. Articule mais as ideias)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, de acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, os indivíduos são estimulados a promover uma mercadoria, ou seja, exatamente o que os influencers fazem, pois estão a todo momento divulgando (Evite o gerundismo), promovendo (Evite o gerundismo) um novo produto, estimulando (Evite o gerundismo) o consumismo- uma das características do capitalismo (Reelabore essa discussão). Outrossim, cada vez mais as empresas procuram os grandes perfis da internet para fazer marketing de tal produto, visto a popularidade e o enorme alcance que uma postagem atinge, asssim assim, as pessoas consomem mais gerando (Evite o gerundismo) mais lucro e o dinheiro volta às as empresas. (Discussões limitadas. Evite uma abordagem superficial)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, o governo (Vírgula) em parceria com as plataformas digitais (Vírgula) deve fazer uma fiscalização a respeito se as pessoas "vendem" (Melhore a construção de sentido) estereótipos é preciso que haja um tipo de punição financeira (Vírgula) a fim de acabar com a ideia de corpo perfeito. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto senti falta de um projeto de texto que pudesse garantir a progressão de ideias. Apresente a tese, os argumentos e a proposta de intervenção com mais clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200