A responsabilidade social dos influenciadores digitais - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 10/05/2020

Status:

Corrigida
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Segundo o escritor Umberto Eco, as redes sociais deram voz a uma “legião de imbecis”, pois elas promoveram “o idiota da aldeia a portador da verdade”. A reflexão do autor liga-se à possibilidade de qualquer indivíduo produzir e distribuir conteúdo nas plataformas interativas da internet. Embora o pensamento de Eco vá de encontro à liberdade de expressão (Explique o porquê), garantida constitucionalmente, seu raciocínio engendra a urgência de se repensar o papel de influenciadores digitais no que concerne à responsabilidade social das informações e comportamentos transmitidos ao público. (Ótimo parágrafo de introdução, mas fatou apresentar a tese de maneira mais explícita)

(Boa estratégia coesiva) A priori, destaca-se que a internet tornou a comunicação horizontal, isto é, os sujeitos podem produzir, consumir e distribuir conteúdo. Por conseguinte, surgiram os influenciadores digitais que ditam novos comportamentos sociais para seus milhares ou milhões de seguidores (Delimite e desenvolva essa discussão com mais clareza). Contudo, alguns desses líderes de opinião não têm o devido preparo para o papel que ocupam e interferem, negativamente, na audiência. Exemplo disso é a “influencer” Gabriela Pugliese, a qual reuniu amigos e transmitiu uma festa pelo Instagram durante o período de isolamento social decorrente do coronavírus. Logo, o que era para ser um instrumento de conscientização, (Sem vírgula) tornou-se uma ferramenta de desinformação pelo comportamento inadequado da celebridade da “Web”. (Discussões pertinentes. No entanto precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois a abordagem está mais expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, quando um influenciador ignora sua responsabilidade social (Desenvolva essa ideia), ele não só compromete a sua imagem, mas também a de seus patrocinadores (Desenvolva essa discussão com clareza). Esses podem ter problemas de imagem e reputação por ter sua marca associada a um “influencer” que não aja com responsabilidade. Dessa forma, na era do “Capitalismo Informacional”, cujas bases se fundam na instrumentalização virtual da produção, conforme escreveu o comunicólogo Henry Jenkis, requer-se que sejam revistas a encenação de atores sociais (Vírgula) bem como os discursos gerados por essas vedetes (Reveja a seleção lexical) da rede. (Reestruture e desenvolva as discussões com mais clareza)

(Bom uso de conectivos) Destarte, urge que o papel dos influenciadores digitais seja repensado em consonância com a responsabilidade social. Posto isso, “influencers” e sociedade civil devem construir uma inteligência coletiva respaldada por critérios éticos e empáticos (Reelabore esse elemento da proposta e desenvolva com mais clareza). Tal cenário demanda que o governo aumente a carga horária de disciplinas como filosofia e sociologia em todos os níveis educacionais. Outrossim, campanhas publicitárias sobre o Marco Civil da Internet, o qual normatiza o uso da rede, devem ser veiculadas em diferentes tipos de mídias, (Sem vírgula) numa linguagem acessível ao grande público. Tudo isso com a finalidade de que a “Web” não seja palco para uma “legião de imbecis”, mas um ambiente para a construção de um saber salutar para sociedade. (Desenvolva a proposta de intervenção com mais clareza)

Comentários do corretor


Lembre-se que há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Delimite e articule as ideias de acordo com a estrutura do texto, pois a argumentação está expositiva. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200