Presentemente tornou-se notório o crescimento da tecnologia como forma de trabalho, além de conseguir alcançar um público maior, a tecnologia e redes sociais também estendem uma estrutura mais impessoal entre o consumidor e o mercante (Desenvolva essa ideia com mais clareza). (Frases fragmentadas) Uma vez que ideias também são identificadas como uma forma de produto, os digitais influencers estão conquistando (Evite o gerundismo) em grande escala o seu espaço neste grande mercado digital. Embora a ideia seja dispor de conteúdos diversos onde (Reveja pronomes relativos) pode-se ser vendido não somente marcas, mas também ideias e comportamento em que, em tese, seja uma profissão simples e inocente, muitos males e controvérsias acabam se levantando (Evite o gerundismo) junto a esta profissão. (Delimite as discussões iniciais. Apresente a tese)
(Use outra estratégia coesiva) Atualmente são grandes os números de influencers no meio digital, grandes nomes do YouTube ou Instagram que se tornam comuns em nosso (Evite ideia de primeira pessoa) dia a dia, tais como Whindersson Nunes, Maisa Silva e Kéfera. A grande questão vem à tona quando se percebe o grande número de influenciadores que estão ao alcance em apenas um clique. (Ideias fragmentadas) Trata-se de um grande poder de conhecimento dentro de poucos segundos onde (Reveja pronomes relativos) as opiniões se chocam e se distorcem com facilidade, fazendo (Evite o gerundismo) com que os telespectadores de influencers hajam como tal, pois compram sua ideia, opinião e maneira de viver, adotando (Evite o gerundismo) como seu. (Não desenvolve o tema proposto. Delimite e articule as discussões com mais clareza)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Este fato reflete na questão de sempre querer ser aceito socialmente, e revela o quanto esta necessidade fisiológica pode ser perigosa, por exemplo: escolhe-se um nicho ao qual mais se identifica e não se permite mais obter informações que vem de fora do seu ciclo, da sua zona de conforto. (Melhore a construção dessa ideia) Pode-se então começar a perguntar se a sociedade em si como um todo está sendo realmente influenciada ou manipulada. Pensam como querem? Consumam o que querem? Ou apenas estão seguindo rótulos de um convívio social onde se é aceito? (Desenvolva as discussões de acordo com o tema proposto)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) O que deve-se então fazer para fugir de uma possível manipulação ou influência enganosa? (Evite esse tipo de construção) Recomenda-se que a zona de conforto (Substitua essa ideia) não seja de total predominância. Tendo em mãos tão grande fonte de conhecimento com tantos diferentes influencers (Reelabore essa discussão), passa-se a obter também um maior número de direções onde (Reveja pronomes relativos) pode-se ter uma pesquisa mais abrangente e uma melhor formação de ideias, colocando (Evite o gerundismo) em prática o senso crítico e social. (Apresente a proposta de intervenção relacionada ao tema)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |