A importância da ciência no combate a doenças - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 20/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O filme (Vírgula) lançado em 2011 (Vírgula) “Contágio”, autoria de Steven Soderbergh, retrata, através do campo científico, os desafios de conter uma epidemia que leva à morte de milhares de pessoas. Saindo (Evite o gerundismo) do contexto cinematográfico para a atualidade, percebe-se que a produção científica brasileira exerce um papel fundamental (Especifique) na criação de vacinas no intuito de combater a pandemia, (Sem vírgula) Covid-19 (Boa. Apresenta a tese). Assim, cabe discutir as causas e os efeitos negativos provocados nas áreas da ciência e tecnologia.

Nota-se, de início, que o Brasil vem sofrendo (Evite o gerundismo) um declínio sucessivo nessas áreas (Especifique-as) desde 2014, devido ao contingenciamento de recursos nas universidades públicas (sugestão: discuta os impactos dessa medida na pandemia). Cabe destacar que essas representam mais de 95% do que é produzido no meio científico brasileiro, conforme consta na base de dados internacional. Assim, isso tem prejudicado os pesquisadores tanto na prevenção quanto no combate de doenças, exemplo o Covid-19, vírus com grande capacidade de transmissão. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, vê-se que a desvalorização profissional e a infraestrutura inadequada, (Sem vírgula) têm levado a saída de jovens pesquisadores brasileiros para outras universidades fora do Brasil, como as de Oxford, Yale, Harvard, Stanford, entre outras. Assim, nota-se a dificuldade de encontrar uma droga (Reveja a seleção lexical) capaz de amenizar os efeitos causados pelo Covid-19, como também uma vacina para a cura do vírus. Com isso, a sociedade brasileira vem sofrendo (Evite o gerundismo) nos hospitais pela falta de profissionais, equipamentos em más condições, falta de máscaras, ventiladores - levando (Evite o gerundismo) à morte de várias pessoas. (Defenda o seu ponto de vista com mais clareza. Articule as ideias apresentadas)
 
Logo, percebe-se a necessidade de investimentos por parte do governo, através dos Ministérios da Economia e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, na valorização profissional, no sentido de manter os pesquisadores no Brasil (Desenvolva a proposta com clareza e viabilidade), e na parte de infraestrutura adequada para a realização de estudos nas áreas científica e tecnológica, pois essas são as fontes de saídas científicas para combater problemas relacionados a doenças, sobretudo o coronavírus. Com isso, levando (Evite o gerundismo) ao desenvolvimento de uma vacina que possa ser usada contra o Covid-19, evitando (Evite o gerundismo) a morte de milhares de pessoas, como retratado no filme “Contágio”.

Comentários do corretor


Senti falta de uma defesa do ponto de vista mais consistente, tendo em vista que há predominância de uma argumentação expositiva. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200