O Filme "A quinta onda" (Vírgula) da Sony Pictures,monstra uma realidade distópica, (Sem vírgula) na qual o Planeta Terra é invadido por alienígenas,causando (Evite o gerundismo) várias destruições, divididas por ondas; (Uso inadequado da pontuação) a terceira onda é a "contaminação" surgindo (Evite o gerundismo) um vírus aéreo desconhecido, provocando (Evite o gerundismo) o caos por não haver vacina. Fora das telas, isto é um fato global, com o advento do novo coronavírus, (Sem vírgula) a necessidade de ajuda científica cresceu para a criação de uma vacina ou antídotos,porém é um problema a escassez de recursos financeiros destinados a tal (Boa. Apresenta a tese). (Melhore o encadeamento de ideias)
Hodiernamente (Evite termos clichês),a ciência avançou ao decorrer dos anos, juntamente com a sua aliada:a tecnologia (Reelabore essa discussão). Em períodos de crises mundiais o auxílio da comunidade científica é imprescindível, (Sem vírgula) para (Vírgula) assim como os médicos (Vírgula) salvarem vidas, (Sem vírgula) com pesquisas e experimentos tendo o objetivo de criar remédios diretos para combater as doenças, além do desenvolvimento de vacinas. (Não compreende a estrutura do texto. Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Além disso,a verba financeira investida no Campo da ciência é escassa, sendo uma área que necessita de fundos para evoluir. (Bom uso de conectivo) Ademais, em situações críticas como uma pandemia em que há o perigo de vidas serem ceifadas,é preciso de capital para fornecer um ambiente seguro e protegido para os cientistas realizarem seus estudos. (Discussão desenvolvida de modo superficial)
(Bom uso de conectivo) Portanto, é necessário medidas para resolver o impasse.Para que haja uma melhora na qualidade no local de trabalho dos cientistas (Problemas na construção de sentido), (Sem vírgula) urge que o Ministério da Economia, (Sem vírgula) faça um fundo de investimento próprio ao Ministério da Ciência, aumentando (Evite o gerundismo) assim o número de descobertas e evoluções neste campo, pois como disse o filósofo Immanuel Kant "A ciência é conhecimento organizado". (Apresente a proposta de intervenção de modo mais detalhado e viável)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Melhore o encadeamento das ideias. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |