Uma pandemia está afetando (Evite o gerundismo) o mundo. (Ideias fragmentadas) Ocasionando (Evite o gerundismo) milhões de mortes e muitos infectados com o coronavírus (covid-19). Governos de todos os países estão se moldando (Evite o gerundismo) com a atual situação e implantando (Evite o gerundismo) métodos para proteger sua população. Evitar aglomerações, ambientes fechados com muitas pessoas, contatos físicos, lavar bem as mãos e usar álcool em gel são algumas recomendações de especialistas para o vírus não se proliferar. (Observe que há a predominância de outro tipo textual. Reestruture as discussões e formule a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Mesmo com a alta quantidade de infectados há também muitos se recuperando (Evite o gerundismo). Devemos (Evite ideia de primeira pessoa) isso principalmente à ciência que a há anos traz benefícios a sociedade, como os avanços da tecnologia, da cultura, qualidade de vida, natureza e colabora diretamente com a estrutura social (Essa discussão precisa estar mais articulada). As evoluções e mudanças que a ciência faz interfere diretamente com a corporação (Desenvolva essa ideia com mais clareza) que está inserida (Vírgula) pois a cada progresso e descoberta a sociedade desfruta (Essa discussão precisa ser desenvolvida com mais clareza). Um exemplo atual da sua (Cuidado com a ambiguidade) eficiência é a vacina que está em desenvolvimento contra o covid-19. Além de que graças a ela várias doenças já foram erradicadas. (Problemas na construção de ideias. Não desenvolve os argumentos apresentados, apenas expõe fatos)
(Bom uso de conectivo) Portanto (Vírgula) devido a importância da ciência (Vírgula) o governo deveria (Reveja o tempo verbal) aplicar mais investimentos para o crescimento científico e financiar suas pesquisas (A proposta precisa estar mais clara e detalhada), a fim de estarem preparados para lidar e controlar qualquer ameaça que vier à tona. Certamente também deveriam (Reveja o tempo verbal) incentivar e exaltar os profissionais que trabalham muito para ajudar a sociedade. (Apresenta a tese de modo limitado)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Apresente a tese e articule os argumentos presentes no desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |