Da ficção à realidade - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 10/04/2020

Status:

Corrigida
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Francis Bacon, proeminente filósofo e político inglês, sobrelevou, em "Nova Atlântica", uma cidade metodicamente ordenada e feliz, onde seus habitantes têm suas necessidades essenciais supridas e uma ocupação determinada conforme suas aptidões pessoais (Reestruture e desenvolva a sua discussão com clareza). Fora da ficção, o que de observa é o oposto, uma vez que, ao longo de toda história brasileira, diversos entraves foram encontrados na tentativa de desenvolvimento da nação (Especifique. Abordagem geral). Infelizmente, entre eles, destaca-se, devido a sua recorrência na conjura hodierna (Evite construções clichês), a difícil pandemia causada pelo Covid-19. Desse modo, é profícuo analisar tal quadro, intrinsecamente ligado a aspectos políticos e sociais. (A tese não está explícita. A seleção lexical prejudica a leitura e não confere uma nota máxima, tendo em vista que o importante e desenvolver as discussões com clareza)

Em uma primeira óptica ótica (Reveja a seleção lexical), faz de suma vitalidade enfatizar que a pandemia do coronavírus, no Brasil, mostra-se atrelada a manutenção, nos cernes civis, de preceitos coadunados aos hiperbólicos imbróglios de uma má administração pública (Reveja a seleção lexical para melhorar a construção de sentido). (Boa estratégia coesiva) Nesse ângulo, é válido destacar que o desenvolvimento científico enfrenta paradigmas inerentes à falta de cidadania e de ações governamentais (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida). Nesse prisma, o Poder Público ruptura pressuposto de Edmund Burke (Problemas na construção de sentido), pois, segundo as premissas analíticas desse pensador (Especifique-as), uma pátria, para fazer-se amar, deve ser multifacetada em todos os aspectos científico e tecnológico. Destarte, essa conjura tanto promove rochas sedimentares ao desenvolvimento dessas áreas, quanto possibilita a não oferta de projetos adstritos a esse macrocontexto. (As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas com clareza)

(Bom uso de conectivo) Outrossim, também dão subterfúgios ao quadro vigente deficitários sistemas educacional e judiciário. Carllo Cartane, reverente filósofo italiano, delineou que a educação e o meio são, respectivamente, fatores determinantes na formação de um indivíduo: depreende-se, portanto, a importância dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade) na formação de valores atualmente ausentes nos cidadãos infratores (Reveja como essa discussão se relaciona ao tema) - indivíduos que fazem a ruptura do isolamento para disseminar o vírus. Além disso, medidas de caráter paliativo ou lento, como prisões rápidas e preventivas, dão lugar à impunidade a qual, por sua vez, corrobora com atos transgressores e sua continuidade. (Reelabore as discussões e desenvolva os argumentos com clareza)

De modo exposto (Reveja o conectivo adequado), é mister que o governo delibere políticas públicas que visem a destinação de ações que dignifiquem o cenário canarinho, bem como rupture a alienação a cerca dessa conjura. Nesse sentido, o Ministério da Justiça, por intermédio de uma emenda constitucional apresentada diante a  (Reformule) Câmara dos Deputados, deverá formular um plano jurídico que ajude a compreender a gravidade da pandemia e da escassez de recursos científicos (Esboço de proposta de intervenção. Reformule). Nesse plano, deve-se haver medidas assistencialista e de caráter informativo - através de recursos midiáticos e financeiros -,objetivando (Evite o gerundismo), (Sem vírgula) proteger a saúde dos cidadãos brasileiros e preservar o exercício da democracia plena. Assim, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo do Covid-19.

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver o seu texto. Além disso, as discussões precisam ser desenvolvidas com clareza e objetividade. Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200