É notório que o uso da ciência no Sistema Único de Saúde (SUS) traz divergência de opiniões, principalmente aos pacientes mais pobres (Desenvolva mais essa discussão). Dentre tantos motivos relevantes temos (Evite ideia de primeira pessoa): a super-lotação superlotação dos hospitais e postos de saúde, e o acesso gratuito ao serviço de atendimento. (Reformule as discussões iniciais, pois não há uma contextualização do tema. Apresente a tese com clareza)
Sabe-se que o excesso de pacientes em hospitais vem sendo um grande desafio na sociedade contemporânea, devido às doenças tais como: hipertensão em idosos, dengue, e até o mais recente corona vírus (COVID-19) (Melhore a construção de sentido). (Bom uso de conectivo) Portanto fica evidente que o SUS ultrapassa sua capacidade normal de atendimento cau-sando causando (Evite o gerundismo) transtornos a quem precisa, com horas nas filas de espera. (A argumentação precisa desenvolver aspectos do tema proposto. Cuidado com o tangenciamento)
(Boa estratégia argumentativa) Por outro lado, o serviço médico do Brasil é visto por outros países como excelente. Primeiro, porque a organização desse sistema equivalea de hospitais particulares que garantem o atendimento do início ao fim com êxito. Segundo, é que esse serviço de saúde pública é garantido a qualquer pessoa, seja ela rica ou pobre, preta ou branca, brasileiro ou estrangeiro, o que mostra o acolhimento e a diversidade do país, conforme recente matéria publicada no portal de notícias "G1", onde (Reveja pronomes relativos) um casal britânico que passa férias no Rio de Janeiro, (Sem vírgula) ficaram espantados por não precisar pagar pela consulta emergencial que normalmente em seu território de naturalidade custaria cerca de três mil libras esterlinas. (Observe a predominância de outro tipo textual. Reformule e apresente argumentos que estejam relacionados diretamente ao tema)
Como se vê, quando se fala em saúde pública brasileira, temos (Evite ideia de primeira pessoa) recursos incríveis, porém é necessário adequações (Especifique-as) através de estudos científicos, para que seja mais efetivo (O que precisa ser mais efetivo tem que estar claro), permitindo (Evite o gerundismo) um atendimento a um número maior de pessoas e com mais qualidade. (Apresenta apenas um esboço de proposta de interveção, a qual não se relaciona diretamente com o tema proposto)
Comentários do corretor
Senti falta de um projeto de texto para delimitar as discussões e a tese que são relacionadas ao tema. Reestruture as ideias e melhore a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 470 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |