Desvalorização da ciência no Brasil: tem motivos? - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 02/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A ciência é de extrema importância na preservação da vida em todo o mundo. A varíola, por exemplo, foi responsável por epidemias mortíferas ao longo da história e, somente em 1798 (Vírgula) o médico britânico Edward Jenner doi  foi capaz de desenvolver uma vacina para essa doença. E graças a ciência (Vírgula) em 1980 (Vírgula) a varíola foi finalmente declarada erradicada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) (Reveja e reestruture a ideia de acordo com a estrutura do texto). Embora a ciência tenha se mostrado eficaz ao longo dos anos, assim como no combate à epidemias como a varíola, na contemporaneidade a comunidade científica enfrenta diversos problemas. No Brasil as circunstâncias não são diferentes, já que a ciência nacional precisa lidar com a falta de recursos e o corte no investimento público. (Boa discussão. No entanto, reveja elementos coesivos para melhorar a progressão de ideias)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é imperioso destacar a falta de recursos como um dos principais problemas que atravancam o desenvolvimento científico no Brasil (Parabéns, pois retoma a discussão apresentada no parágrafo de introdução). Essa carência, de acordo com o G1, tem resultado na paralisação de laboratórios nacionais, prejudicando (Evite o gerundismo) a formação de novos pesquisadores (Desenvolva mais essa discussão), além de comprometer projetos já aprovados (Desenvolva mais essa discussão)(Discussões pertinentes ao tema proposto, no entanto precisam ser mais articuladas)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, o corte no investimento público agrava ainda mais a situação dos cientistas no país (Isso mesmo. A ideia é retomar a discussão apresentada no parágrafo de introdução). Em 2019 o governo anunciou o congelamento de 42% das despesas de investimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Desenvolva mais essa discussão para sustentar com clareza a sua tese). Tal medida reflete a desvalorização que a ciência enfrenta no Brasil, assim como a falta de reconhecimento por parte da população (Especifique o porquê).

Entende-se, portanto, (Bom uso de conectivos) a obrigação do governo federal em reconhecer o valor que a comunidade científica tem para o país e para cada indivíduo. Desse modo, cabe ao governo federal promover um aumento nas verbas destinadas ao Ministério da Ciência para o desenvolvimento de pesquisas e novos projetos científicos (Epecifique de que maneira. A ideia precisa estar evidente para o leitor do seu texto). Além disso, a comunidade deve atuar em conjunto para combater a desvalorização da ciência no Brasil, por meio de protestos, virtuais e em praças públicas, para que o governo, então pressionado pela população, priporcione  proporcione a ciência seu devido reconhecimento (Reestruture esse elemento da proposta, pois a população precisa ser conscientizada acerca do valor da ciência para a sociedade). Apenas assim (Cuidado com ideias taxativas) a comunidade científica pode prosperar no Brasile Brasil e lutar pela prevenção da vida humana, como em epidemias e outras doenças que diariamente matam seres humanos.

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do desenvolvimento precisam ser mais articuladas para que sustente a tese com clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200