Uma boa saúde é essencial para a qualidade de vida das pessoas. Com o avanço da ciência também se aumentou o tempo de vida da população, reflexo da aliança entre a ciência e a saúde. (A introdução precisa ser mais desenvolvida e apresentar a tese)
Com o avanço da tecnologia, (Sem vírgula) novas ferramentas surgiriam (Reveja o tempo verbal) para auxiliar em diversas áreas, inclusive na saúde. Assim também como novas doenças surgiram, desafiando (Evite o gerundismo) o mesmo (Use quando houver ideia de igualdade). Com isso, governos vem vêm desenvolvendo métodos para combater esses males que atormentam as pessoas. (Argumentação expositiva)
Com isso, a ciência se torna fundamental para encarar esse problema. Várias Universidades no mundo todo, por exemplo, vem desenvolvendo pesquisas para combater os vírus, contribuindo (Evite o gerundismo) para a conservação da saúde das pessoas. Recentemente, pesquisadores da USP (Desenvolva a sigla) em parceria com a Universidade de Oxford sequenciaram o genoma da covid-19 em 48h, fundamental para achar a cura da doença. (Não argumenta, apenas expõe)
Fica claro e perceptível que a ciência (Essa ideia precisa estar mais clara ao longo do desenvolvimento) é fundamental para ajudar na conservação da saúde das pessoas, (Ponto final) Com isso, é possível concluir que é necessário os investimentos para a manutenção (Apresente o agente, o meio, modo e beneficiário) dessa ferramenta que se tornou tão importante. (A proposta de intervenção precisa ser desenvolvida e detalhada)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais desenvolvidas de acordo com o tema, de modo a evitar um tangenciamento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |