É inegável a importância da leitura na construção e no fortalecimento de uma nação, porém quando não é incentivada desde o principio, na alfabetização, são acarretados danos crônicos a sociedade, como o analfabetismo funcional, que infelizmente afeta muitos brasileiros, (Sem vírgula) por conta da precariedade do sistema educacional público e do uso inconsciente de novas tecnologias. (Reveja como essa ideia se relaciona com o tema. Faça outro recorte temático)
A educação é primordial para o desenvolvimento socioeconômico de um país, todavia, lamentavelmente, não é esse o foco do governo tupiniquim (Reveja a seleção lexical), que valoriza mais conhecimentos decorados (Desenvolva mais essa discussão), que resultam no aumento da alienação e do analfabetismo funcional (Melhore a articulação entre as ideias), a criação de raciocínios críticos que favorecem a pluralidade de ideias. Assim a maioria dos brasileiros, apesar de serem capazes de ler um texto, não tem a possibilidade de elaborarem uma nova opinião ou um conhecimento, ou até mesmo o interpretar.
É fato que o surgimento das novas tecnologias, como a internet e as redes sociais, revolucionaram o mundo e seu uso inadequado é prejudicial, por outro lado as mesmas (Use quando houver ideia de igualdade) permitiram o aumento na propagação de notícias e informação (Essa ideia está redundante), mas o que deveria ter a finalidade de conscientização, infelizmente, possui o efeito contrário, pois as manchetes sensacionalistas e o uso deliberado de piadas incentivam a leitura superficial e a depreciação do conteúdo. (Reelabore essa discussão) Assim fazendo com que a população em geral perca o hábito de interpretar informações, o que aumenta a alienação e a taxa de analfabetos funcionais.
Deste modo, fica claro que o analfabetismo funciona é um grande desafio nacional a ser combatido, que pode ser amenizado em longo prazo, com a reformulação da educação pública, valorizando (Evite gerundismo) a criatividade e o raciocínio crítico, por parte do Ministério da Educação (Vírgula) e também com a maior conscientização sobre o uso das novas tecnologias, como as redes sociais, por meio da organização de palestras dos governos estaduais e municipais para empresas e escolas, a fim de o Brasil se torne (Problema na construção de sentido) um país mais fortalecido socioeconomicamente com a reconstrução do pilar da alfabetização. (Reestruture os elementos da proposta de intervenção. A proposta ser mais detalhada)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, embora pouco articuladas. Delimite fatos e dados que podem contribuir com a sua visão acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |