A leitura sem experiência é cega. É preciso viver o que se lê. No Brasil a distração com as inúmeras festas ,prévias carnavalescas, carnavais fora de época atrapalham o desenvolvimento de experiência-educacional do povo. (Reelabore as discussões iniciais e apresente a tese)
Se a pessoa ler e não entende , primeiro ela não é deficiente, porque aprendeu a ler, segundo ela é distraída, porque ela não conecta os fatores sociais relevantes com aquilo que leu. Pois bem, (Não compreende a estrutura do texto. Reveja elementos coesivos) a leitura atenta depende de experiência, contudo os brasileiros estão muito focados para festas, carnavais , show no final de semana e bebidas, mas distraídos para a leitura. (Reelabore as discussões apresentadas nesse parágrafo)
No Japão o índice de analfabetismo é quase 0 e não existe analfabeto funcional. É um país que não tem feriados e o povo não faz festas de quatro dias seguidos (Evite esse tipo de construção). Atentos, os japoneses estão sempre vivenciando o que lêem leem, na busca da evolução profissional e isso contribui para o desempenho da atenção. Em Cuba a população não dispõe de tanto poder econômico, mas o analfabetismo funcional é inexistente. O governo desenvolveu um sistema educacional eficiente onde (Reveja pronomes relativos) há muitos médicos , muitos engenheiros, muitos advogados com ótimo aproveitamento. Chega a faltar vagas de epregos e por isso são enviados para outros países como foi o caso dos médicos cubanos no Brasil. (Reelabore as discussões apresentadas para melhorar a construção de sentido)
A solução para um país como Brasil ter leitores eficazes é o governo levar a educação a sério por meio de investimentos na conscientização do profissionalismo estudantil, assim como no Japão, pois estudo é assunto importante e portanto não pode haver distração e confusão na hora da leitura (Reformule essa discussão). Além disso (Vírgula) como em Cuba, democratizar uma educação de qualidade e (Vírgula) sobretudo (Vírgula) o reconhecimento do povo de ter foco nas leituras de textos, jornais e livros, então haverá alfabetos superfuncionais. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |