Analfabetismo Funcional: o resultado de um descaso total - Banco de redações


Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

Enviada em: 11/03/2020

Status:

Corrigida
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O analfabetismo funcional diz respeito a um individuo que não possui capacidade de interpretar textos, um problema, (Sem vírgula) que mereço  merece espaço dentro de discussões políticas ligadas à educação. Entretanto, é um problema com pouca visibilidade no Brasil, principalmente política, devido a ignorância e falta de incentivo do governo, (Sem vírgula) em oferecer uma infraestrutura escolar de boa qualidade, na rede pública, que permita ao jovem desenvolver essa capacidade de interpretação e leitura (Problemas na progressão de ideias). Assim, para que esse problema seja solucionado, muito ainda tem de ser feito. (Reestruture e delimite as discussões iniciais)

O analfabetismo funcional pode estar ligado a uma série de motivos pontuais, onde  (Reveja pronomes relativos) podem ser destacadas: ensino de baixa qualidade, ausência de incentivo governamental e familiar, descaso do governo para com a educação pública e descaso do individuo para com os estudos. Por muitas vezes, aqueles que sofrem deste problema, acabam sentindo-se inferiores a aqueles, àqueles que já não passam por essa situação, além de causar certa insatisfação pessoal. Esse sentimento de inferioridade faz com que muitos alunos saiam das escolas, (Sem vírgula) por desistirem de aprender, o que pode afetar a vida profissional futura do indivíduo. (Desenvolvimento superficial do tema proposto. Reestruture as discussões)

Com base em tudo que foi dito, (Evite esse tipo de construção) podemos  (Evite ideia de primeira pessoa) concluir que este é um problema grave (Reformule essa ideia). Contudo, é algo que pode ser solucionado. As medidas para tal são  sutis e a evolução é gradual.  (Evite esse tipo de construção) Atualmente, existe um programa, idealizado pelo MEC (Ministério da Educação), que oferece o suporte necessário, (Sem vírgula) para desenvolver conhecimentos ligados à leitura e alfabetização e é um suporte, que pode ser buscado, até mesmo para os indivíduos que são analfabetos e querem desenvolver suas capacidades. (Reelabore) Mas o governo não deve parar em apenas um meio de solucionar esse problema. Mais medidas devem ser tomadas para o enfrentamento ao analfabetismo, em principal, algo que vem sido apelado por boa parte da população, que o investimento em melhores condições de estudo nas Instituições de ensino público. (Reelabore e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com o tema proposto. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200