No Brasil, há um número excessivo de meninas grávidas (Apresente dados). A maior parte delas tem um nível de escolaridade baixa, e vem de uma classe social não privilegiava. Essa é uma realidade que precisa ser mudada, pois compromete a vida de diversas pessoas: a mãe, a criança e até mesmo a família. (As discussões inciais precisam ser mais articuladas)
Entretanto (Vírgula) a menina por não ter seu corpo biologicamente preparado, ela por sua vez (Melhore a construção de sentido) pode apresentar alguns problemas: como o parto prematuro, aborto natural, etc. (Essas informações precisam ser mais articuladas) Esse elevado número de gravidez precoce se dá,também, por falta de orientação da família. (Abordagem superficial. Reestruture as discussões)
Todavia a gravidez precoce trás traz também um problema social (Abordagem limitada), uma vez que a menina tem sua vida comprometida, pois muitas delas deixam de estudar para poder trabalhar,ou até mesmo para poder cuidar do filho,prejudicando seu futuro. (Discussões superficiais)
Portanto, a família e por sua vez a escola precisam orientar os filhos e estudantes para uma vida sexual responsável; (Vírgula) e dessa forma obter um quadro de gravidez na adolescência amenizado. (Reelabore e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |