Gestação Juvenil - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 20/02/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É chamada de gravidez precoce, (Sem vírgula) a gestação ocorrida em jovens de até 21 anos que estão em pleno desenvolvimento dessa fase de vida (Reestruture para melhorar a construção de sentido). Esse tipo de gravidez em geral não é nem planejada nem desejada, ela simplesmente acontece geralmente em relacionamentos aleatórios (Abordagem superficial). A adolescência é uma fase conturbada na maioria das vezes em razão das descobertas, das ideias contrárias aos pais e irmãos, ou ainda, devido à formação da identidade (Reformule essa ideia). Nessa fase, geralmente, há as primeiras descobertas (Vírgula) ou ainda os primeiros relacionamentos, assim, (Sem vírgula) o adolescente fica exposto e pode ou não seguir os caminhos certos. (Reelabore as discussões iniciais e apresente a tese)

A adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas (Vírgula) podem acarretar sérias consequências para todos os envolvidos, casal de namorados e família, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois não estão prontos para lidar com as crises e conflitos que o problema pode gerar (Abordagem superficial do tema). Os adolescentes nem sempre estão preparados emocionalmente e nem financeiramente para assumir tal responsabilidade (Reformule essa discussão). Por isso, a incidência de adolescentes com depressão é bem alta entre os adolescentes que passaram por esse problema tão sério. (Abordagem superficial do tema)

A gravidez precoce pode estar relacionada com à diferentes fatores, desde estrutura familiar, formação psicológica ou ainda baixa autoestima dos adolescentes. Somado a isso, a falta de orientação sexual. Outro fator é a mídia, ela pode ser que a grande vilã para o aumento dos índices seja, pois passa aos jovens a intenção da sexualidade muito forte nos programas, com incentivo a libido, a beleza e a liberdade sexual. Contudo, aliado a fase comum de fazer tudo por impulso e sem pensar nas consequências, pode aumentar ainda mais a incidência juvenil. (Reformule a discussão apresentada)

Pensando (Reveja a seleção lexical) nisso, (Sem vírgula) que os adolescentes precisam cada vez ficar mais antenados as informações repassadas, pois essa fase da vida pode guardar muitas descobertas, mas também grandes obstáculos a serem combatidos. (Reelabore e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e mais articuladas, tendo em vista que a abordagem está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200